首页> 外文OA文献 >Memória e experiência no cinema de Wim Wenders - evidências de um diálogo com a filosofia de Walter Benjamin : cenas para uma educação dos sentidos
【2h】

Memória e experiência no cinema de Wim Wenders - evidências de um diálogo com a filosofia de Walter Benjamin : cenas para uma educação dos sentidos

机译:Wim Wenders电影院的记忆和经验-与Walter Benjamin的哲学对话的证据:感官教育的场景

代理获取
本网站仅为用户提供外文OA文献查询和代理获取服务,本网站没有原文。下单后我们将采用程序或人工为您竭诚获取高质量的原文,但由于OA文献来源多样且变更频繁,仍可能出现获取不到、文献不完整或与标题不符等情况,如果获取不到我们将提供退款服务。请知悉。

摘要

Esta dissertação apresenta o resultado de uma pesquisa, de cunho teórico, cujo escopo é apreender, na obra fílmica de Wim Wenders, o percurso estético narrativo que esse cineasta faz, tendo como eixo central de discussão o conceito de memória e experiência. As perguntas que norteiam a pesquisa são: de que forma a estética fílmica dos filmes de Wenders elabora a memória e como esta está vinculada à ideia de experiência? De que forma o fazer fílmico desse cineasta pode ser uma referência e estímulo para o âmbito da educação, em especial para a formação dos sentidos? A pesquisa propõe uma tríade dialógica entre cinema, filosofia e educação. Para tanto, traça um panorama sobre a estética de alguns filmes de Wenders em diálogo com a filosofia ensaística de Walter Benjamin. O principal objeto de análise é o filme Alice nas cidades (WENDERS, 1973). Com isso, pretende-se estabelecer um diálogo e traçar um paralelo (relação) entre os conceitos de experiência e memória, presentes na estética fílmica de Wenders, e o conceito de memória e experiência tal como apresentada em alguns ensaios benjaminianos. A hipótese principal considera que a memória coletiva e a experiência fazem par e caminham com a história da educação, e são elementos fundamentais para a formação dos sentidos. A compreensão desses dois conceitos, a partir de uma perspectiva crítica, pode ensejar uma experiência e formação estética que produzem as condições de possibilidade para a contraposição à barbárie que conduz à pobreza da experiência, também entendida como regressão dos sentidos. A segunda hipótese é de que o conceito de memória e experiência no cinema de Wim Wenders expressa uma estética comprometida na construção de uma expressão artística que dirige a atenção à ressurgência do passado no presente, isto é, evidências da experiência e da memória na linguagem cinematográfica. O esforço da pesquisa pode ser resumido na tentativa de um exercício de análise e discussão teórica em torno da relação entre educação e cinema. Para tanto, apontam-se, por meio da obra cinematográfica de Wenders, evidências de aproximação com o pensamento de Benjamin, em especial com relação aos conceitos de memória e experiência, tal como se apresenta no percurso criativo do cineasta. Tais conceitos contribuem, por meio da obra de Wenders, em diálogo com a filosofia de Benjamin, para produzirem um contraponto à educação estética na formação do professor.
机译:本文以理论性为研究对象,以Wim Wenders的电影作品为研究对象,以记忆和经验为中心,探讨了该电影人的审美叙事路径。指导研究的问题是:温德斯电影的电影美学如何阐述记忆,以及它如何与体验观念联系在一起?这个电影摄制者的电影摄制如何成为教育领域尤其是感官形成领域的参考和刺激?该研究提出了电影,哲学和教育之间的对话三合会。为此,它与沃尔特·本杰明(Walter Benjamin)的散文哲学对话时,概述了一些温德斯电影的美学。分析的主要对象是电影《城市中的爱丽丝》(WENDERS,1973年)。以此为基础,旨在建立对话,并在温德斯的电影美学中呈现的经验和记忆概念与一些本杰明论文中呈现的记忆和体验概念之间建立一种平行(关系)。主要假设认为,集体记忆和经验与教育历史相吻合,是形成感官的基本要素。从批判的角度来看,对这两个概念的理解可以产生审美经验和训练,从而为对抗导致经验不足的野蛮行为(也被理解为感觉退步)提供可能的条件。第二个假设是,温·温德斯(Wim Wenders)在电影中的记忆和经验概念表达了一种致力于艺术表达形式的美学,这种艺术表达将注意力转移到现在的过去,即电影语言中的经验和记忆证据。 。在围绕教育与电影之间的关系进行分析和理论讨论的尝试中,可以总结出研究成果。为此,通过温德斯的摄影作品,指出了与本杰明思想相近的证据,尤其是在电影制片人的创作历程中所呈现的关于记忆和体验的概念。通过温德斯的工作,这些概念与本杰明的哲学对话做出了贡献,与师范教育中的审美教育背道而驰。

著录项

  • 作者

    Dutra Sara Rocha Rangel;

  • 作者单位
  • 年度 2014
  • 总页数
  • 原文格式 PDF
  • 正文语种 por
  • 中图分类

相似文献

  • 外文文献
  • 中文文献
  • 专利

客服邮箱:kefu@zhangqiaokeyan.com

京公网安备:11010802029741号 ICP备案号:京ICP备15016152号-6 六维联合信息科技 (北京) 有限公司©版权所有
  • 客服微信

  • 服务号