首页> 外文OA文献 >Values of resistin, adiponectin and leptin in overweight patients with asthma
【2h】

Values of resistin, adiponectin and leptin in overweight patients with asthma

机译:抵抗素,脂联素和瘦素在超重哮喘患者中的价值

代理获取
本网站仅为用户提供外文OA文献查询和代理获取服务,本网站没有原文。下单后我们将采用程序或人工为您竭诚获取高质量的原文,但由于OA文献来源多样且变更频繁,仍可能出现获取不到、文献不完整或与标题不符等情况,如果获取不到我们将提供退款服务。请知悉。

摘要

Nos últimos anos, tem -se assistido a um aumento da prevalência de asma e obesidade. A asma é uma doença inflamatória crónica das vias aéreas. A obesidade corresponde a um desequilíbrio entre a energia ingerida e a despendida, que resulta em excesso de gordura corporal e em doença. O excesso de peso e a obesidade aumentam o risco de desenvolvimento de asma. Apesar do conhecimento desta associação entre asma e obesidade, os mecanismos subjacentes não estão, ainda, totalmente esclarecidos. O objectivo deste estudo foi avaliar os valores das adipocinas produzidas pelo tecido adiposo – resistina, adiponectina e leptina – em doentes com excesso de peso e com peso normal, com e sem asma. Foram incluídos 28 indivíduos asmáticos com excesso de peso, 26 não asmáticos com excesso de peso e 26 asmáticos com peso normal. Foi calculado o índice de massa corporal, medido o perímetro abdominal, realizados testes cutâneos de alergia por picada e determinada a concentração sérica da resistina, adiponectina e leptina. A comparação dos três grupos revelou que os níveis de leptina são significativamente diferentes, sendo mais elevados nos asmáticos com excesso de peso. A presença de alergia associou -se a valores mais elevados de leptina, mas sem significado estatís-tico. As concentrações de adiponectina foram mais próximas nos três grupos estudados. A resistina apresentou valores mais elevados nas mulheres com maior diâmetro abdominal. O conjunto de resultados aponta para uma modificação a nível sistémico de adipocinas em asmáticos com excesso de peso, particularmente no sexo feminino, com potencial repercussão na condição respiratória.
机译:近年来,哮喘和肥胖症的患病率有所增加。哮喘是气道的慢性炎性疾病。肥胖对应于摄入和消耗的能量之间的不平衡,从而导致体内过多的脂肪和疾病。超重和肥胖会增加患哮喘的风险。尽管知道哮喘和肥胖之间存在这种联系,但其潜在机制尚未完全了解。这项研究的目的是评估在有或没有哮喘的超重和正常体重患者中,脂肪组织产生的脂肪因子-抵抗素,脂联素和瘦素的价值。包括28名超重哮喘患者,26名超重非哮喘患者和26名正常体重哮喘患者。计算体重指数,测量腹部周长,进行皮肤点刺过敏试验,并测定血清中抵抗素,脂联素和瘦素的浓度。三组的比较显示,瘦素水平显着不同,超重哮喘患者的瘦素水平更高。过敏的存在与瘦素值较高有关,但无统计学意义。在研究的三组中,脂联素浓度更接近。抵抗素在腹部直径较大的女性中显示出更高的价值。这组结果表明,超重哮喘患者,特别是女性中,脂肪因子的系统性改变可能会对呼吸系统造成影响。

著录项

相似文献

  • 外文文献
  • 中文文献
  • 专利

客服邮箱:kefu@zhangqiaokeyan.com

京公网安备:11010802029741号 ICP备案号:京ICP备15016152号-6 六维联合信息科技 (北京) 有限公司©版权所有
  • 客服微信

  • 服务号