首页> 外文OA文献 >Assessment of mammographic lesions characterization with CAD (Computer-Aided Diagnosis) systems
【2h】

Assessment of mammographic lesions characterization with CAD (Computer-Aided Diagnosis) systems

机译:使用CAD(计算机辅助诊断)系统评估乳腺钼靶病变特征

代理获取
本网站仅为用户提供外文OA文献查询和代理获取服务,本网站没有原文。下单后我们将采用程序或人工为您竭诚获取高质量的原文,但由于OA文献来源多样且变更频繁,仍可能出现获取不到、文献不完整或与标题不符等情况,如果获取不到我们将提供退款服务。请知悉。

摘要

Os sistemas Computer-Aided Diagnosis (CAD) auxiliam a deteção e diferenciação de lesões benignas e malignas, aumentando a performance no diagnóstico do cancro da mama. As lesões da mama estão fortemente correlacionadas com a forma do contorno:lesões benignas apresentam contornos regulares, enquanto as lesões malignas tendem a apresentar contornos irregulares. Desta forma, a utilização de medidas quantitativas, como a dimensão fractal (DF), pode ajudar na caracterização dos contornos regulares ou irregulares de uma lesão. O principal objetivo deste estudo é verificar se a utilização concomitante de 2 (ou mais) medidas de DF – uma tradicionalmente utilizada, a qual foi designada por “DF de contorno”; outra proposta por nós, designada por “DF de área” – e ainda 3 medidas obtidas a partir destas, por operações de dilatação/erosão e por normalização de uma das medidas anteriores, melhoram a capacidade de caracterização de acordo com aescala BIRADS (Breast Imaging Reporting and Data System) e o tipo de lesão. As medidasde DF (DF contorno e DF área) foram calculadas através da aplicação do método box-counting, diretamente em imagens de lesões segmentadas e após a aplicação de umalgoritmo de dilatação/erosão. A última medida baseia-se na diferença normalizada entre as duas medidas DF de área antes e após a aplicação do algoritmo de dilatação/erosão. Os resultados demonstram que a medida DF de contorno é uma ferramenta útil na diferenciação de lesões, de acordo com a escala BIRADS e o tipo de lesão; no entanto, em algumas situações, ocorrem alguns erros. O uso combinado desta medida com as quatro medidas propostas pode melhorar a classificação das lesões.
机译:计算机辅助诊断(CAD)系统有助于检测和区分良性和恶性病变,从而提高乳腺癌诊断的性能。乳腺病变与轮廓的形状密切相关:良性病变具有规则的轮廓,而恶性病变往往具有不规则的轮廓。因此,使用定量度量(例如分形维数(DF))可以帮助表征伤害的规则或不规则轮廓。这项研究的主要目的是验证是否同时使用2个(或更多)测度DF(一种传统使用的方法,称为“轮廓DF”)。我们提出的另一项建议称为“区域DF”-加上通过膨胀/腐蚀操作并通过归一化先前的一种方法从中获得的3个测量值,从而根据BIRADS量表提高了表征能力(乳房成像报告和数据系统)和伤害类型。 DF测量值(DF轮廓和DF面积)是通过应用盒数法直接在分割的病灶图像上并应用膨胀/腐蚀算法后计算得出的。最后一次测量基于在应用膨胀/腐蚀算法之前和之后两次面积测量值之间的归一化差异。结果表明,根据BIRADS量表和损伤类型,DF轮廓量度是区分损伤的有用工具。但是,在某些情况下,会发生一些错误。将该措施与建议的四个措施结合使用,可以改善伤害的分类。

著录项

相似文献

  • 外文文献
  • 中文文献
  • 专利

客服邮箱:kefu@zhangqiaokeyan.com

京公网安备:11010802029741号 ICP备案号:京ICP备15016152号-6 六维联合信息科技 (北京) 有限公司©版权所有
  • 客服微信

  • 服务号