首页>
外文OA文献
>A “ilusão da catequese”: interfaces entre o discurso intelectual e católico na Bahia do século XIX na produção de um conhecimento sobre as religiosidades afro-brasileiras.
【2h】
A “ilusão da catequese”: interfaces entre o discurso intelectual e católico na Bahia do século XIX na produção de um conhecimento sobre as religiosidades afro-brasileiras.
O objetivo consiste em perceber as interpretações elaboradas sobre a religiosidade baiana tomando como fontes históricas as obras O animismo fetichista dos negros bahianos (1935) e Os africanos no Brasil (1982), de Nina Rodrigues; e as Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia, de autoria do arcebispo D. Sebastião Monteiro da Vide, promulgadas em 1777. Mais especificamente perceber como esta poderia ter contribuído para elaboração da noção de “ilusão da catequese” presente em Nina Rodrigues para produzir um conhecimento acerca das religiosidades afro-brasileiras, na Bahia do século XIX. Os aportes teóricos utilizados consistem em Michel de Certeau (1982) para pensar a antropologia da crença e “formalidades das práticas” católicas; e em Roger Chartier (1990, 2002) e os conceitos de “visão de mundo” e “representação”.
展开▼
机译:目的是察觉认为,以历史来源为历史来源的制作解释,历史来源是尼娜罗德里格斯(1982年)的恋物主义的恋物主义和非洲人的作品;和第一个由大主教的第一批队伍撰写的,由大主教D.SebastiãMonteirodode,于1777年颁布。更具体地说,他本可以促进尼娜罗德里格斯在尼娜·罗德里格的“感染病”的概念,以产生关于的知识非洲巴西宗教,在19世纪的巴伊亚。使用的理论贡献位于Michel de Certeau(1982),以思考信仰的人类学和“天主教实践的手续;在Roger Chartier(1990年,2002年)和“世界愿景”和“代表”的概念。
展开▼