首页> 外文OA文献 >Este trabalho tem como objetivo contribuir para o aprimoramento dos critérios de avaliação da iluminação natural em habitações, apresentados na norma ABNT NBR 15575-5:2013. Os valores mínimos de iluminância estabelecidos nessa norma, tanto para iluminação natural como para iluminação artificial não atendem aos valores mínimos estabelecidos na norma ABNT NBR ISO/CIE 8995-1:2013, que trata das condições para o conforto visual dos ocupantes. Dessa forma, ambientes projetados para atender somente ao critério mínimo para iluminação natural podem ter como consequência não somente o desconforto visual, como também gastos adicionais pelo consumo de energia elétrica com a iluminação artificial, visando atingir o conforto visual mínimo, com impactos mais significativos para a população de baixa renda. Foi estimada a melhoria do uso de luz natural considerando as áreas efetivas de iluminação proporcionadas por janelas, comumente, encontradas no mercado brasileiro para uso em habitações, comparando-se os valores do “Fator de Luz Diurna” (FLD) obtidos de um conjunto de simulações computacionais. As simulações foram realizadas para determinar a iluminância em um ponto central de um recinto, sob três condições de céu, para os solstícios e equinócios, das 8 h às 17 h, em intervalos de 30 min. Além disso, foi determinado o “Fator de Luz Diurna referência” (FLDr), definido como a relação entre os valores da iluminância estabelecida na norma ABNT NBR ISO/CIE 8995-1:2013 e da iluminância externa. Os resultados mostram que é possível distinguir, claramente, entre os tipos de janela que podem atender aos requisitos de conforto visual conforme as relações entre a dimensão do ambiente e a área útil para iluminação da janela. Com base nesses aspectos, os requisitos e critérios da norma ABNT NBR 15575-5:2013 podem ser aprimorados tendo em vista garantir um conforto visual mínimo e reduzir o consumo de energia para iluminação artificial.
【2h】

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o aprimoramento dos critérios de avaliação da iluminação natural em habitações, apresentados na norma ABNT NBR 15575-5:2013. Os valores mínimos de iluminância estabelecidos nessa norma, tanto para iluminação natural como para iluminação artificial não atendem aos valores mínimos estabelecidos na norma ABNT NBR ISO/CIE 8995-1:2013, que trata das condições para o conforto visual dos ocupantes. Dessa forma, ambientes projetados para atender somente ao critério mínimo para iluminação natural podem ter como consequência não somente o desconforto visual, como também gastos adicionais pelo consumo de energia elétrica com a iluminação artificial, visando atingir o conforto visual mínimo, com impactos mais significativos para a população de baixa renda. Foi estimada a melhoria do uso de luz natural considerando as áreas efetivas de iluminação proporcionadas por janelas, comumente, encontradas no mercado brasileiro para uso em habitações, comparando-se os valores do “Fator de Luz Diurna” (FLD) obtidos de um conjunto de simulações computacionais. As simulações foram realizadas para determinar a iluminância em um ponto central de um recinto, sob três condições de céu, para os solstícios e equinócios, das 8 h às 17 h, em intervalos de 30 min. Além disso, foi determinado o “Fator de Luz Diurna referência” (FLDr), definido como a relação entre os valores da iluminância estabelecida na norma ABNT NBR ISO/CIE 8995-1:2013 e da iluminância externa. Os resultados mostram que é possível distinguir, claramente, entre os tipos de janela que podem atender aos requisitos de conforto visual conforme as relações entre a dimensão do ambiente e a área útil para iluminação da janela. Com base nesses aspectos, os requisitos e critérios da norma ABNT NBR 15575-5:2013 podem ser aprimorados tendo em vista garantir um conforto visual mínimo e reduzir o consumo de energia para iluminação artificial.

机译:这项工作旨在促进对自然采光的住宅评价标准的提高,呈现在ABNT NBR 15575-5:2013。在本标准中建立的最小光值,用于自然光和人工照明,不符合ABNT NBR ISO / CIE 8995-1:2013中规定的最小值,这涉及视觉舒适的条件的乘客。通过这种方式,旨在满足自然照明的最小标准的环境不仅可能具有视觉不适,而且通过使用人工照明的电能消耗的额外费用,旨在实现最小的视觉舒适性,具有更大的影响低收入人口。据估计,以改善考虑Windows提供的有效照明区域中的利用自然光,常用于巴西市场用于住宅使用中发现,对照“采光系数”的值从一组计算的获得(FLD)模拟。进行了模拟以确定在天地的三个条件下的封闭件的中心点,对于溶扰性和昼夜平分管,在17小时的情况下,在30分钟间隔。此外,“参考日光因子”(FLDR)测定,其定义为确立了在ABNT NBR ISO / CIE 8995-1启蒙值之间的关系:2013和外部照度。结果表明,可以在窗口类型之间清晰地区分,这些类型可以根据环境尺寸与窗口照明的起居区域之间的关系来满足视觉舒适要求。基于这些方面,ABNT NBR 15575-5:2013的要求和标准可以提高最小的视觉舒适度,降低人工照明的能耗。

代理获取
本网站仅为用户提供外文OA文献查询和代理获取服务,本网站没有原文。下单后我们将采用程序或人工为您竭诚获取高质量的原文,但由于OA文献来源多样且变更频繁,仍可能出现获取不到、文献不完整或与标题不符等情况,如果获取不到我们将提供退款服务。请知悉。

著录项

相似文献

  • 外文文献
代理获取

客服邮箱:kefu@zhangqiaokeyan.com

京公网安备:11010802029741号 ICP备案号:京ICP备15016152号-6 六维联合信息科技 (北京) 有限公司©版权所有
  • 客服微信

  • 服务号