...
首页> 外文期刊>Semina: Ciencias Agrarias >Níveis de energia metabolizável em racoes de ovinos Santa Inês: peso dos órgaos internos e do trato digestório
【24h】

Níveis de energia metabolizável em racoes de ovinos Santa Inês: peso dos órgaos internos e do trato digestório

机译:SantaInês羊日粮中可代谢的能量水平:内脏器官和消化道的重量

获取原文
获取原文并翻译 | 示例
           

摘要

Avaliou-se o efeito de diferentes níveis de energia metabolizável nas racoes sobre o peso dos órgaos internos, compartimentos gastrintestinais e conteúdo do trato gastrointestinal (CTGI) de ovinos em crescimento. Foram utilizados 20 ovinos Santa Inês em crescimento, com idade e peso corporal médio de 50 dias e 13,00 kg, respectivamente. Os animais foram distribuídos em quatro tratamentos experimentais com diferentes níveis de energia metabolizável (2,08; 2,28; 2,47 e 2,69 Meai de EM/ kgMS),em delineamento em blocos casualizados, com cinco repeticoes. Nao foi observada influência dos níveis de energia metabolizável (EM) sobre os pesos do coracao, pulmoes e CTGI, expressos em kg e %, assim como rins e baco, expressos em %. Houve aumento linear para os pesos, em kg e %, do fígado. Detectou-se, efeito quadrático e linear para os pesos, em kg, dos rins e baco, respectivamente. Entretanto, nao foi observada influência dos níveis energéticos das racoes experimentais sobre os pesos, em kg, do rúmen-retículo e omaso bem como para o abomaso, em kg e %, e para o intestino delgado, expresso em %. Já para o peso do rúmen-retículo e omaso, expressos em %, observou-se decréscimo linear, do peso desses órgaos, com o aumento dos níveis deenergia metabolizável. O peso do intestino delgado, em kg, foi influenciado positivamente em funcao dos níveis de EM das racoes experimentais. Para os pesos, em kg e %, do intestino grosso, foi observado efeito linear e quadrático, respectivamente, à medida que aumentava-se os níveis de EM nas racoes experimentais. Neste estudo, foi observado efeito significativo para os pesos, em kg e %, das gorduras perirenal, mesentérica e do coracao. O aumento dos níveis de energia metabolizável das racoesinfluencia o peso dos órgaos internos de ovinos Santa Inês em crescimento.
机译:评估了日粮中不同水平的代谢能对生长中绵羊的内脏器官重量,胃肠道隔室和胃肠道含量的影响。使用了20只正在生长的SantaInês绵羊,平均年龄和体重分别为50天和13.00公斤。在随机区组设计中,将动物以四种具有不同水平的可代谢能量(2.08; 2.28; 2.47和2.69 Meai的EM / kgMS)进行实验处理,重复五次。代谢能(EM)水平对以公斤和%表示的心脏,肺和CTGI重量以及以%表示的肾脏和芽孢杆菌重量没有影响。肝脏的重量(kg和%)呈线性增加。对肾脏和杆菌的重量(千克)分别进行二次和线性效应检测。但是,实验比例的能量水平对瘤胃-网状和大肠的重量(kg),厌恶肠(kg和%)以及小肠的重量(以%表示)没有影响。至于瘤胃网状和胃的重量,以%表示,这些器官的重量线性下降,而代谢能水平增加。小肠的重量(以千克为单位)作为实验日粮中MS水平的函数受到积极影响。对于大肠的重量(kg和%),随着实验日粮中MS含量的增加,分别观察到线性和二次效应。在这项研究中,观察到肾周,肠系膜和心脏脂肪的重量(kg和%)有显着影响。各个种族的代谢能水平增加,会影响正在生长的圣塔因尼斯绵羊的内部器官的重量。

著录项

相似文献

  • 外文文献
  • 中文文献
  • 专利
获取原文

客服邮箱:kefu@zhangqiaokeyan.com

京公网安备:11010802029741号 ICP备案号:京ICP备15016152号-6 六维联合信息科技 (北京) 有限公司©版权所有
  • 客服微信

  • 服务号