首页> 外文期刊>Revista Brasileira de Ciência do Solo >Características químicas do solo sob algodoeiro em área que recebeu água residuária da suinocultura
【24h】

Características químicas do solo sob algodoeiro em área que recebeu água residuária da suinocultura

机译:养猪废水区域棉花下土壤的化学特性

获取原文

摘要

A crescente gera??o de efluentes líquidos e o seu lan?amento no meio ambiente tem-se constituído numa preocupa??o mundial devido aos impactos negativos gerados. O objetivo deste trabalho foi avaliar os possíveis impactos da aplica??o do efluente proveniente da suinocultura, após seu tratamento, nos atributos químicos do solo, em área cultivada com algod?o. O experimento foi realizado no Perímetro Irrigado Formoso, no município de Bom Jesus da Lapa, BA, em área experimental da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do S?o Francisco e do Parnaíba - CODEVASF. Foram testados cinco tratamentos: MC - manejo convencional = água de "boa qualidade" + aduba??o química; ET100 = 100 % de efluente tratado; ET75:25 = 75 % de efluente tratado + 25 % de água boa; ET50:50 = 50 % de efluente tratado + 50 % de água boa; ET25:75 = 25 % de efluente tratado + 75 % de água boa. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso com quatro repeti??es. Os atributos químicos do solo avaliados foram: pH, condutividade elétrica, teores de N, P, K, Ca, Mg, Na, Zn, Fe, Mn e Cu. Em geral, quanto aos atributos químicos do solo, a ado??o do manejo com efluente tratado apresentou resultados semelhantes aos obtidos com o MC, favorecendo a melhoria da fertilidade do solo e constituindo-se em uma fonte alternativa de fertiliza??o de baixo custo. O efluente tratado, independentemente do fator de dilui??o, também demonstrou ser uma fonte alternativa de água.
机译:由于产生的负面影响,越来越多的液体流出物及其排放到环境中已成为全世界关注的问题。这项工作的目的是评估在用棉花种植的地区,处理猪后排出的废水对土壤化学特性的可能影响。该实验是在BA Bom Jesus da Lapa市的Perimeter Irrigated Formoso的圣弗朗西斯科州和Parnaíba山谷开发公司-CODEVASF的实验区中进行的。测试了五种处理方法:MC-常规管理=“优质”水+化学肥料; ET100 = 100%处理后的废水; ET75:25 = 75%处理过的废水+ 25%优质水; ET50:50 = 50%处理过的废水+ 50%优质水; ET25:75 = 25%处理过的废水+ 75%的好水。实验设计是具有四个重复的随机区组。评估土壤的化学属性为:pH,电导率,N,P,K,Ca,Mg,Na,Zn,Fe,Mn和Cu含量。通常,关于土壤的化学特性,采用处理过的废水进行处理所产生的结果与使用MC所获得的结果相似,这有利于改善土壤肥力并构成土壤肥力的替代来源。低成本。无论稀释倍数如何,处理后的废水也被证明是替代水源。

著录项

相似文献

  • 外文文献
  • 中文文献
  • 专利
获取原文

客服邮箱:kefu@zhangqiaokeyan.com

京公网安备:11010802029741号 ICP备案号:京ICP备15016152号-6 六维联合信息科技 (北京) 有限公司©版权所有
  • 客服微信

  • 服务号