首页> 外文期刊>Saúde e Sociedade >Censo psicossocial dos moradores em hospitais psiquiátricos do estado de S?o Paulo: um olhar sob a perspectiva racial
【24h】

Censo psicossocial dos moradores em hospitais psiquiátricos do estado de S?o Paulo: um olhar sob a perspectiva racial

机译:圣保罗州精神病医院居民的社会心理普查:种族视角

获取原文
       

摘要

Este estudo objetivou verificar o perfil dos moradores dos hospitais psiquiátricos do Estado de São Paulo segundo raça/cor. Para isso, foi realizado um levantamento do Censo Psicossocial de moradores em hospitais psiquiátricos próprios e conveniados pelo SUS do Estado de São Paulo que estavam com tempo de internação igual ou superior a um ano, a partir de 30/11/2007. Ao caracterizar o perfil dessa população, foi identificado que a população branca é predominante nesses hospitais, totalizando 60,29% do total de moradores. No entanto, os dados de raça/cor do censo demográfico do ano 2000 informam que 27,4% da população do estado de São Paulo é preta e parda e na população moradora de hospitais psiquiátricos, esse número alcançou 38,36%. Como resultados, constatou-se uma maior proporção de negros que estão internados porque não têm renda e/ou lugar para morar. Essa população possui uma rede social frágil, recebe menos visitas, - precariedade social - associada ao transtorno mental ou doenças clínicas. Apesar de existir a Portaria GM 106/2000 que instituiu os Serviços de Residenciais Terapêuticos (SRTs) para egressos de internações psiquiátricas de longa permanência com ausência e/ou fragilidade de redes sociais de suporte, supõe-se que os negros não são contemplados por esta resolução. Os efeitos psicossociais do racismo e o impacto dos processos de preconceito, exclusão e apartamento social na saúde mental são evidenciados neste artigo.
机译:这项研究旨在根据种族/肤色来验证圣保罗州精神病医院居民的概况。为此,从2007年11月30日开始,对圣保罗州SUS拥有和承包的精神病医院居民的社会心理普查进行了调查,他们住院一年或一年以上。在表征该人群的特征时,已确定这些医院中白人人群占主导地位,占总住院人数的60.29%。但是,根据2000年人口普查的种族/肤色数据,圣保罗州27.4%的人口是黑色和棕色,住在精神病院的人口中这一比例达到38.36%。结果,由于没有收入和/或居住的地方而住院的黑人比例更高。该人群的社交网络比较脆弱,访问次数较少,-与精神疾病或临床疾病相关的社会不稳定因素。尽管存在GM 106/2000条例,该条例针对长期精神病住院患者的出院制定了治疗性居所服务(SRT),但缺少或缺乏社会支持网络,但仍假定黑人不属于此范围解析度。本文着重论述了种族主义的社会心理影响以及偏见,排斥和社会扁平化过程对心理健康的影响。

著录项

相似文献

  • 外文文献
  • 中文文献
  • 专利
获取原文

客服邮箱:kefu@zhangqiaokeyan.com

京公网安备:11010802029741号 ICP备案号:京ICP备15016152号-6 六维联合信息科技 (北京) 有限公司©版权所有
  • 客服微信

  • 服务号