首页> 外文期刊>Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil >Perfil de utiliza??o de servi?os de saúde por crian?as de zona urbana no Brasil: estudo transversal de base nacional
【24h】

Perfil de utiliza??o de servi?os de saúde por crian?as de zona urbana no Brasil: estudo transversal de base nacional

机译:巴西城市地区儿童对医疗服务的使用情况:基于国家的横断面研究

获取原文
           

摘要

Objetivos: descrever o perfil de utilização de serviços de saúde em crianças brasileiras menores de cinco anos. Métodos: estudo seccional de base populacional realizado em 2009, com crianças residentes em 100 municípios de cinco regiões brasileiras. Investigou-se o uso dos seguintes tipos de atendimento de saúde: domiciliar e médico ambulatorial - últimos três meses - e de urgência e internação hospitalar - últimos doze meses. As variáveis independentes foram: sexo, idade, classificação econômica familiar, escolaridade materna, família beneficiada pelo Programa Bolsa Família, ter apresentado problema agudo de saúde, estado nutricional, porte do município e região. Análises brutas e ajustadas para associação entre a utilização de serviços de saúde e classe econômica foram realizadas por meio de regressão de Poisson com ajuste robusto da variância. Resultados: das 6360 crianças, 3422 (54%) foram atendidas por médico, 506 (8%) receberam atendimento domiciliar, 2144 (34%) foram atendidas em serviços de urgência/emergência e 681 (11%) foram hospitalizadas. Crianças das classes A/B consultaram mais com o médico, tiveram menos atendimento domiciliar, usaram mais serviços de urgência do que crianças das classes C e D/E. Não houve diferença na hospitalização segundo classe econômica. Conclusões: os achados destacam importantes desigualdades no uso de serviços de saúde por crianças brasileiras.
机译:目标:描述五岁以下巴西儿童使用保健服务的情况。方法:2009年进行了一项基于人口的部门研究,在巴西五个地区的100个城市中居住着儿童。调查了以下类型医疗保健的使用:家庭和门诊医疗-最近三个月-急诊和住院-最近十二个月。独立变量是:性别,年龄,家庭经济分类,孕产妇教育,受益于BolsaFamília计划的家庭,存在严重的健康问题,营养状况,城市规模和地区。使用泊松回归以及方差的稳健调整对卫生服务的使用和经济舱之间的关系进行了粗略和调整后的分析。结果:在6360名儿童中,医生看过3422个(54%),家庭护理中有506个(8%),急诊/急诊中有2144个(34%),住院了681个(11%)。与C级和D / E级儿童相比,A / B级儿童向医生咨询的次数更多,家庭护理较少,使用了更多的紧急服务。根据经济等级,住院治疗没有差异。结论:这些发现突出了巴西儿童在使用卫生服务方面的严重不平等现象。

相似文献

  • 外文文献
  • 中文文献
  • 专利
获取原文

客服邮箱:kefu@zhangqiaokeyan.com

京公网安备:11010802029741号 ICP备案号:京ICP备15016152号-6 六维联合信息科技 (北京) 有限公司©版权所有
  • 客服微信

  • 服务号