首页> 外文OA文献 >A natureza objetiva e/ou subjetiva da qualificadora do feminicídio e seus reflexos frente a outras qualificadoras de natureza subjetiva e à causa minorante do domínio da violenta emoção logo em seguida à injusta provocação da vítima.
【2h】

A natureza objetiva e/ou subjetiva da qualificadora do feminicídio e seus reflexos frente a outras qualificadoras de natureza subjetiva e à causa minorante do domínio da violenta emoção logo em seguida à injusta provocação da vítima.

机译:与其他具有主观性质的限定词相比,在受害者不公正的挑衅之后,与其他具有主观性质的限定词和暴力情感领域的次要原因相比,女性杀手限定词的客观和/或主观性质。

摘要

A violência de gênero contra a mulher é historicamente praticada na sociedade sob a égide de argumentos machistas e formações sociais baseadas no patriarcalismo. Essa violência encontra sua mais grave forma no assassinato de mulheres pelo simples fato de serem mulheres. Esse ápice levou o legislador a inserir como qualificadora do crime de homicídio a circunstância denominada feminicídio, que significa matar uma mulher em razão das condições do sexo feminino. Assim, esta monografia tem como objetivo geral analisar a natureza da qualificadora do feminicídio, ou seja, se ela é objetiva ou subjetiva e sua consequência dosimétrica na pena do autor. Este estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de método dedutivo e de procedimento técnico bibliográfico e documental. Dessa forma, as considerações começam por uma conceituação da violência de gênero, da violência doméstica e familiar, bem como dos dispositivos legais que buscam o enfrentamento de tal violação. Ainda, resgata-se o histórico da violência contra a mulher na América Latina, em especial no México, onde há maior gravidade do quadro. Em seguida, passa-se à análise de como o direito penal brasileiro trata a mulher em seus códigos e leis, buscando evidenciar a formação de um conceito legal machista que reforçou a imagem de submissão da mulher ao homem ao longo da história. Finalmente examina-se o dispositivo legal que inseriu a qualificadora do feminicídio no ordenamento jurídico brasileiro, sua natureza e reflexos dosimétricos na pena, visando elucidar a intenção punitiva do legislador ao inseri-lo no código. Nesse sentido, conclui-se pelo reconhecimento da qualificadora como sendo de natureza objetivo-subjetiva dependendo da hipótese ocorrida no caso concreto, sendo objetiva em situação de violência doméstica e familiar e subjetiva quando comprovado o menosprezo à condição de mulher.
机译:历史上,基于性别的对妇女的暴力行为是在男子气概论和基于父权制的社会形态的支持下在社会中实行的。这种暴力在谋杀妇女中找到了最严重的形式,仅仅是因为它们是妇女。这一最高点导致立法者插入了一种称为杀人罪的情节,作为杀人罪的限定词,这是指由于女性的性命而杀害一名妇女。因此,该专着的总体目标是分析杀害女性的限定词的性质,即它是客观的还是主观的,以及其对作者的处罚所产生的剂量学后果。这项研究是定性研究,使用演绎方法以及书目和文献技术程序进行。因此,考虑始于对性别暴力,家庭暴力和家庭暴力的概念,以及试图应对这种暴力行为的法律规定。尽管如此,拉丁美洲的暴力侵害妇女的历史仍在恢复,特别是在墨西哥,暴力侵害的严重程度更高。然后,我们继续分析巴西刑法在其法典和法律中如何对待妇女,力求突出性别歧视法律概念的形成,该概念在整个历史上都增强了女性向男性屈服的形象。最后,我们研究了将杀害女性用限定词插入巴西法律体系的法律规定,刑罚的性质和剂量反应,旨在阐明将立法者插入法典中的惩罚性意图。从这个意义上讲,可以得出结论,该限定词根据特定情况下发生的假设被认为具有客观主观性质,在家庭和家庭暴力情况下是客观的,而在证明无视妇女状况时则是主观的。

著录项

  • 作者

    Streit Leandra Fátima;

  • 作者单位
  • 年度 2016
  • 总页数
  • 原文格式 PDF
  • 正文语种 pt_BR
  • 中图分类

客服邮箱:kefu@zhangqiaokeyan.com

京公网安备:11010802029741号 ICP备案号:京ICP备15016152号-6 六维联合信息科技 (北京) 有限公司©版权所有
  • 客服微信

  • 服务号