首页> 外文期刊>Revista de Economia e Sociologia Rural >A Construcao do Discurso Agroecológico no Movimento dos Trabalhadores RuraisSem-Terra (MST)
【24h】

A Construcao do Discurso Agroecológico no Movimento dos Trabalhadores RuraisSem-Terra (MST)

机译:失地农民工运动中的农业生态话语建设

获取原文
获取原文并翻译 | 示例
           

摘要

Na última década, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), que luta pela reforma agrária no Brasil, vem mudando de forma radical o seu discurso para uma proposta mais coerente com as diretrizes preconizadas pela agroecologia. Neste contexto, o intuito do presente trabalho foi o de compreender, a partir de uma abordagem teórico-histórica, a apropriacao do conceito agroecologia como bandeira na luta pela reforma agrária defendida pelo MST Para tanto, partiu-se de revisoes sobre as concepcoes clássicas relativas ao papel do campesinato nas sociedades contemporaneas e buscou-se realizar "pontes teóricas" com os discursos e as acoes praticadas pelo MST em sua história, baseando-se em análise documental. Por fim, este artigo concluique a defesa da agroecologia no MST, baseada em um discurso chayanoviano, está em curva ascendente, em contraponto ao discurso antes vigente de coletivizacao e fomento de grandes unidades de exploracao agrícola especializadas de inspiracao no marxismoortodoxo. Aponta-se, também, que a agroecologia, para o MST, vai muito além da dimensao produtiva, agregando forte questionamento político.
机译:在过去的十年中,为巴西的土地改革而战的失地农民工运动(MST)已从根本上改变了其论述,使其成为一项与农业生态学倡导的准则更加一致的提议。在这种情况下,本研究的目的是从理论-历史的角度来理解农业生态学概念的使用,以此作为MST捍卫土地改革的标志。为此,我们首先回顾了与农民在当代社会中的作用,并试图根据文献分析在MST历史上的演说和行动上建立“理论桥梁”。最后,本文总结了基于Chayanovian论述的MST中的农业生态辩护,它呈上升趋势,这与先前受正统马克思主义启发的大型专业化农业单位的集体化和推广论断形成鲜明对比。还指出,对于MST,农业生态学远远超出了生产范围,增加了强烈的政治质疑。

著录项

相似文献

  • 外文文献
  • 中文文献
  • 专利
获取原文

客服邮箱:kefu@zhangqiaokeyan.com

京公网安备:11010802029741号 ICP备案号:京ICP备15016152号-6 六维联合信息科技 (北京) 有限公司©版权所有
  • 客服微信

  • 服务号