首页> 外文期刊>Scientia Agraria Paranaensis >Durabilidade natural e resistência mecanica de madeiras de rápido crescimento após ensaios de campo
【24h】

Durabilidade natural e resistência mecanica de madeiras de rápido crescimento após ensaios de campo

机译:经过现场试验的快速增长的木材的自然耐久性和机械强度

获取原文
           

摘要

A durabilidade natural da madeira se refere a sua resistência temporal aos organismos biológicos de deteriora??o, e a sua determina??o associada ao conhecimento da resistência mecanica permite uma melhor classifica??o de uso do material. Considerando a varia??o entre espécies, o objetivo deste trabalho foi avaliar a durabilidade natural e resistência mecanica de três espécies de eucalipto: Eucalyptus cloeziana F. Muell, E. grandis Hill ex Maiden e E. urophylla S.T. Blake (Myrtaceae). As amostras foram levadas à camara climatizada antes de serem submetidas aos campos de apodrecimento, até que atingissem biomassa constante a um teor de umidade de 12%. Calculou-se ent?o a densidade aparente e posteriormente as amostras encaminhadas para área de exposi??o. Foram instaladas 48 amostras em campos de apodrecimento, sendo 24 em campo aberto e 24 em floresta fechada, e distribuídos em delineamento inteiramente casualizado. Ao final de 13 meses avaliaram-se o percentual de perda de biomassa e a resistência ao impacto. Os melhores resultados quanto a durabilidade natural foram encontrados para as espécies Eucalyptus cloeziana, exposta na floresta e E. grandis , em campo aberto, ambas classificadas como resistentes pela norma utilizada como referência. A espécie que apresentou a maior perda de biomassa foi a Eucalyptus urophylla, no campo aberto, classificada como moderadamente resistente. O período exposi??o gerou redu??o na resistência ao choque em todas as espécies avaliadas. Porém, os resultados indicam que resistência ao impacto residual está relacionada com a densidade da espécie e, n?o com a classe de resistência.
机译:木材的自然耐用性是指其对不断恶化的生物有机体的暂时抵抗力,其确定度与机械抵抗力相关,可以更好地分类材料的用途。考虑到物种之间的差异,这项工作的目的是评估三种桉树的自然耐久性和机械抗性:桉树桉树F.Muell,E.grandis Hill ex Maiden和E.urophylla S.T.布雷克(桃金娘科)。在经受腐烂场之前,将样品带入加热室,直到它们在水分含量为12%时达到恒定的生物量。然后计算表观密度,然后将样品发送到展览区域。将48个样品安装在腐烂地上,将24个样品安装在空地上,将24个样品安装在密林中,并以完全随机的设计进行分配。在13个月末,评估了生物质流失和抗冲击性的百分比。对于暴露在森林和大肠埃希菌中的桉树种(Eucalyptus cloeziana),在自然领域中,最好的结果是在自然环境下获得最佳结果,二者均被作为参考标准被归类为具有抗性。生物量损失最大的物种是野外桉,在开放领域中被归类为中度抗性。暴露时间导致所有评估物种的抗冲击性降低。但是,结果表明,对残留冲击的抵抗力与物种的密度有关,与抵抗力等级无关。

著录项

相似文献

  • 外文文献
  • 中文文献
  • 专利
获取原文

客服邮箱:kefu@zhangqiaokeyan.com

京公网安备:11010802029741号 ICP备案号:京ICP备15016152号-6 六维联合信息科技 (北京) 有限公司©版权所有
  • 客服微信

  • 服务号