首页> 外文期刊>Revista Brasileira de Zootecnia >Crescimento de espécies do gênero Brachiaria, sob déficit hídrico, em casa de vegeta??o
【24h】

Crescimento de espécies do gênero Brachiaria, sob déficit hídrico, em casa de vegeta??o

机译:水分亏缺条件下温室中臂状目属的生长

获取原文
获取外文期刊封面目录资料

摘要

Avaliaram-se as características morfogênicas, fisiológicas e produtivas de espécies de Brachiaria, durante e após período de estresse hídrico. Os tratamentos foram arranjados em um esquema fatorial 4 x 5 quatro espécies de Brachiaria (B. decumbens, B. brizantha, B. humidicola e B. mutica) e cinco níveis de potencial hídrico do solo (-0, 01, -0, 03, -0, 1, -0, 5 e -1, 5 MPa) em um delineamento experimental de blocos ao acaso, com três repeti??es. O experimento foi instalado em casa de vegeta??o, em colunas de PVC com 40 cm de altura e 30 cm de diametro. Os déficits hídricos foram impostos durante 23 dias e, após este período, um grupo de plantas foi mantido sob condi??es normais de disponibilidade de água no solo, durante, aproximadamente, uma semana, para se avaliar a capacidade de recupera??o das plantas. A taxa de alongamento das laminas foliares foi comprometida em B. brizantha e a taxa de senescência de laminas foliares em B. mutica foi aumentada com o decréscimo do potencial hídrico no solo, denotando a maior sensibilidade destas duas espécies ao déficit hídrico. Observou-se controle estomático sobre as trocas gasosas em folhas de todas as espécies. O déficit hídrico reduziu a fotossíntese líquida em todas espécies, mais acentuadamente em B. mutica e B. humidicola. Todas as espécies recuperaram suas atividades fotossintéticas normais após o déficit hídrico, mas apenas a B. brizantha restabeleceu o status hídrico de seus tecidos foliares. O déficit hídrico afetou mais acentuadamente a área de laminas foliares verdes em B. brizantha e B. decumbens, a produ??o de matéria verde seca de laminas foliares em todas as espécies estudadas, e a produ??o de matéria verde seca de colmos em B. decumbens e B. mutica.
机译:在一定时期和之后的水分胁迫下,评价了腕带菌属的形态,生理和生产特性。处理方式按4 x 5因子分解方案进行安排,包括Brachiaria的4种物种(B. decumbens,B。brizantha,B。湿度和B. mutica)和5种土壤水势(-0、01,-0、03) ,-0、1,-0、5和-1、5 MPa),并进行三组重复。实验安装在温室中,温室高40厘米,直径30厘米。缺水持续了23天,此后,一组植物在正常的土壤可用水条件下保持大约一周,以评估恢复能力植物。 B. brizantha叶片的叶片延长率受到损害,B。mutica的叶片分层衰老率随着土壤中水势的降低而增加,表明这两种物种对水分亏缺的敏感性更高。观察到气孔控制所有物种叶片中的气体交换。水分亏缺减少了所有物种的净光合作用,在B. mutica和B.湿地细菌中更为明显。缺水后,所有物种都恢复了正常的光合作用,但是只有B. brizantha可以恢复其叶片组织的水分状态。水分亏缺对B. brizantha和B.decumbens中的绿色叶片面积,所有研究物种中的干叶绿色物质的生产以及干绿叶材料的生产影响最大。枯草芽孢杆菌和变异芽孢杆菌的茎。

著录项

相似文献

  • 外文文献
  • 中文文献
  • 专利
获取原文

客服邮箱:kefu@zhangqiaokeyan.com

京公网安备:11010802029741号 ICP备案号:京ICP备15016152号-6 六维联合信息科技 (北京) 有限公司©版权所有
  • 客服微信

  • 服务号