首页> 外文OA文献 >Tentativa e dolo eventual : análise crítica da relevância do dolo eventual e sua (in)congruência com a tentativa
【2h】

Tentativa e dolo eventual : análise crítica da relevância do dolo eventual e sua (in)congruência com a tentativa

机译:尝试和最终意图:对最终意图的相关性及其与尝试的一致性的批判性分析

摘要

O objeto de preocupação da presente dissertação reside em três momentos distintos – muito embora ligados – do âmbito de discussão sobre a teoria do delito: “decisão de realizar o tipo legal de crime – execução – não consumação”. Nosso interesse consistirá, mais especificamente, na possibilidade (ou não) de congruência entre duas das mais complexas categorias dogmáticas: a tentativa e o dolo eventual. Esta analisada num primeiro momento (a decisão de cometer), já aquela na falta de consumação. Apesar de uma aparente pacificação doutrinal (e jurisprudencial), que concorda com a congruência, coube-nos o trabalho de – através de uma perspectiva crítica amparada, à partida, nas lições do Professor Doutor José de Faria Costa –, elencar razões pelas quais ainda são necessárias discussões sobre o tema. Percebe-se, desde logo, que o resultado de nossa pesquisa tende a ser influenciado pela perspectiva conceitual que resolvemos adotar inicialmente. Nesse sentido, é importante que se diga, aproximamo-nos do “espírito” do Código Penal português, procurando partir de uma perspectiva mais objetiva do delito, colocando-se, por consequência, acento tônico no desvalor do resultado.Sendo este de grau sempre menor no delito tentado. Assim, as críticas que endereçamos aos argumentos lógico-formais, comumente utilizados (“o que vale para a consumação também vale para a tentativa”) na defesa da possibilidade de congruência entre a tentativa e o dolo eventual, prestam-se a nos levar a refletir sobre as eventuais inconveniências desse tipo de pensamento na dogmática jurídico-penal em ambiente que se pretende substancialmente democrático. Sem qualquer pretensão de esgotar o assunto, procuramos explicitar as interpretações que a doutrina mais respeitada tem a respeito do tema, ressaltando, no entanto, que as dúvidas que ainda persistem no debate sobre as categorias dogmáticas de que tratamos, em especial sobre a estrutura e os fundamentos do dolo eventual, não nos deveriam permitir encontrar tanta passividade doutrinal e jurisprudencial quanto à possibilidade de suas congruências.Não nos interessa o extremismo, sobretudo em ambiente democrático, como também não nos interessa o demasiado relativismo. Apesar de sabermos da existência de uma recíproca relação de influência entre a dogmática penal e a política criminal, é aquela quem deve servir como norte principal, funcionando, inclusive, como limite. Preferimos, portanto, nos filiar ao Professor Doutor Faria Costa, pelo menos por ora, justamente porque isso nos permite refletir mais criticamente sobre o assunto e nos deixa, senão uma porta, algumas frestas abertas para arejar o debate,a permitir que se possa aprimorar a estrutura conceitual do delito.
机译:本论文所关注的问题在于关于犯罪理论的讨论范围的三个截然不同的时刻-尽管是相互联系的-:“决定犯罪的法律类型-执行而不是完善”。更具体地说,我们的兴趣将包括两种最复杂的教条类别之间的一致性(或不一致性)的可能性:尝试和最终的欺骗。在第一时间(决定提交)中对此进行了分析,在没有完善的情况下已经进行了分析。尽管有一个明显的教义(和法理学上的)安抚,也与之相吻合,但由我们决定-从一开始就以批判的观点来支持何塞·德·法里亚·科斯塔教授的课程。关于该主题的讨论是必要的。从一开始就很明显,我们的研究结果往往会受到我们最初决定采用的概念观点的影响。从这个意义上说,重要的是,我们采用了《葡萄牙刑法》的“精神”,力图从犯罪的更加客观的角度出发,因此,强力地强调结果的贬值。未遂犯罪。因此,我们针对经常使用的逻辑形式论证(“追求成功也有尝试”)的辩护,为捍卫尝试与最终欺骗之间的一致性的可能性,使自己引向我们:反思在旨在实质上民主的环境中,这种思想在法律-刑事教条学上可能带来的不便。我们无意穷尽该主题,而是尝试解释最受尊敬的学说对该主题的解释,但要强调的是,关于我们正在处理的教条类别(尤其是结构和主题)的辩论中仍然存在疑问。最终欺骗的基础不应该使我们在学法上和法学上都具有同等可能性的被动性,我们对极端主义,特别是在民主环境中,既不感兴趣,也对相对主义不感兴趣。尽管我们知道刑事教条学与刑事政策之间存在着相互影响的关系,但这是应当作为主要规范甚至是极限的规范。因此,至少在目前,我们更愿意与Doutor Faria Costa教授建立联系,这恰恰是因为这使我们能够对课题进行更严格的思考,并且使我们(即使不是一扇门)也有一些开放的裂缝可以展开辩论,以使辩论得以改善犯罪的概念框架。

著录项

相似文献

  • 外文文献
  • 中文文献
  • 专利

客服邮箱:kefu@zhangqiaokeyan.com

京公网安备:11010802029741号 ICP备案号:京ICP备15016152号-6 六维联合信息科技 (北京) 有限公司©版权所有
  • 客服微信

  • 服务号