首页> 外文OA文献 >Avaliação do risco de ocorrência de lesões de reabsorção dentária em animais com gengivo-estomatite crónica felina
【2h】

Avaliação do risco de ocorrência de lesões de reabsorção dentária em animais com gengivo-estomatite crónica felina

机译:猫慢性牙龈炎患儿牙齿吸收病变的风险评估

摘要

A gengivo-estomatite crónica felina é uma inflamação complexa crónica, com severidade e intensidade variáveis. Apesar de não estar definida a sua etiopatogenia, parece haver uma relação entre a inflamação e a ocorrência de lesões de reabsorção dentária, enquanto causa ou enquanto consequência da doença. O tratamento para as duas doenças é inespecífico, mas baseia-se na extração dentária, contornada ou não com tratamentos médicos.Este estudo teve como objetivo determinar a ocorrência de lesões de reabsorção dentária em gatos com gengivo-estomatite crónica e avaliar a existência de uma possível associação entre um padrão de estomatite crónica e a presença de lesões de reabsorção dentária. O objetivo secundário consistiu na determinação da percentagem de sucesso e o grau de satisfação dos proprietários, após a intervenção cirúrgica.Foram incluídos no estudo 27 gatos. Os critérios de inclusão consistiram no diagnóstico de genvivo-estomatite crónica, realização de um exame radiográfico intraoral completo de todos os dentes, seguido de tratamento cirúrgico, com extrações dentárias e, finalmente, a resposta, por parte dos proprietários, a um questionário.A ocorrência de lesões de reabsorção dentária neste estudo foi de 66,67%. Não foi possível estabelecer nenhuma associação entre a gengivo-estomatite crónica felina e o desenvolvimento de lesões de reabsorção dentária. Os padrões ulcerativos, proliferativos e o de estomatite caudal na gengivo-estomatite crónica felina mostraram risco acrescido para lesões de reabsorção dentária, mas sem significado estatístico. 70,37% dos animais atingiu a cura clínica e 29,63% obteve melhoria global, num período médio de 2 meses. O grau de satisfação dos proprietários obteve uma média de 4,52 valores, numa escala de 1 a 5.Apesar da prevalência elevada de lesões de reabsorção dentária, não foi possível identificar a gengivo-estomatite crónica felina, enquanto fator de risco para a sua ocorrência. À semelhança de estudos anteriores, a gengivo-estomatite crónica felina responde a tratamento cirúrgico com extrações dentárias.
机译:猫慢性牙龈口炎是一种复杂的慢性炎症,其严重程度和强度各不相同。尽管其病因发病机制尚未明确,但炎症与牙齿吸收损伤的发生之间似乎存在某种关系,无论是由于疾病的原因还是结果。两种疾病的治疗方法均非特异性,但要以拔牙为基础,而不论是否采用药物治疗,这项研究旨在确定猫患有慢性牙龈口炎的牙齿吸收损伤的发生率,并评估是否存在牙齿吸收。慢性口腔炎的模式与吸收性病变的存在之间可能存在关联。次要目标是确定手术干预后成功的百分比和所有者的满意程度,该研究包括27只猫。入选标准包括诊断慢性荨麻疹性口炎,对所有牙齿进行全面的口腔放射照相检查,然后进行手术治疗,拔牙,最后由业主回答问卷。本研究中牙齿吸收病变的发生率为66.67%。不可能在慢性猫齿龈口炎和牙齿吸收病变的发展之间建立任何关联。猫慢性牙龈口腔炎的溃疡,增生和尾部口腔炎类型显示出牙齿吸收病变的风险增加,但无统计学意义。 70.37%的动物达到了临床治愈,并且29.63%的动物在平均2个月的时间内实现了总体改善。所有者的满意程度获得的平均值为4.52,范围为1至5。尽管牙齿吸收病变的患病率很高,但仍无法确定慢性猫齿龈口炎是其危险因素。发生。与以前的研究一样,猫慢性齿龈炎对拔牙手术治疗有反应。

著录项

相似文献

  • 外文文献
  • 中文文献
  • 专利

客服邮箱:kefu@zhangqiaokeyan.com

京公网安备:11010802029741号 ICP备案号:京ICP备15016152号-6 六维联合信息科技 (北京) 有限公司©版权所有
  • 客服微信

  • 服务号