首页> 外文OA文献 >Linfangiogénese no tecido adiposo em modelos de doença inflamatória crónica (asma e obesidade): uma abordagem por imunohistoquímica e lipidómica
【2h】

Linfangiogénese no tecido adiposo em modelos de doença inflamatória crónica (asma e obesidade): uma abordagem por imunohistoquímica e lipidómica

机译:慢性炎性疾病(哮喘和肥胖)模型中脂肪组织的淋巴管生成:一种免疫组织化学和脂质组学方法

代理获取
本网站仅为用户提供外文OA文献查询和代理获取服务,本网站没有原文。下单后我们将采用程序或人工为您竭诚获取高质量的原文,但由于OA文献来源多样且变更频繁,仍可能出现获取不到、文献不完整或与标题不符等情况,如果获取不到我们将提供退款服务。请知悉。

摘要

O tecido adiposo é um órgão endócrino dinâmico, secretando factores importantes na regulação do metabolismo, fluxo vascular sanguíneo e linfático, e função imunológica, entre outros. Em caso de acumulação de tecido adiposo por ingestão de uma dieta gorda, ou por disfunção metabólica, os adipócitos podem desencadear uma reacção inflamatória por falha na drenagem linfática, acumulando-se mediadores inflamatórios, os quais potenciam a propagação da reacção. Assim, questiona-se uma potencial associação entre o aumento de tecido adiposo na obesidade, hipóxia adipocitária e estimulação da linfangiogénese. Além disso, a expressão de adipocinas varia de acordo com a distribuição do tecido adiposo (subcutâneo, TAS e visceral, TAV). Deste modo, pretende-se com este estudo contribuir para o aumento do conhecimento sobre os complexos mecanismos moleculares subjacentes à linfangiogénese. Ensaios com ratinhos da estirpe C57Bl/6J (modelo de obesidade) e BALB/c (modelo de asma e obesidade), divididos em grupos submetidos a dieta normal e dieta rica em gordura. Avaliação semi-quantitativa da expressão tecidular de LYVE-1 (marcador da linfangiogénese) por imunohistoquímica em material embebido em parafina, no TAS e TAV, e cromatografia líquida de ultra-performance acoplada de espectrometria de massa (UPLC-MS) para análise da expressão plasmática de ceramida e esfingosina-1-fosfato (S1P). No modelo de obesidade observou- -se diminuição do número de vasos linfáticos e expressão de LYVE-1 ao longo do tempo no TAV, e aumento de ambos os parâmetros e hipertrofia adipocitária no TAS. As concentrações de ceramida e S1P corroboram a existência de um processo inflamatório nos ratinhos em estudo, ainda que numa fase muito inicial. No modelo de asma e obesidade, após 17 semanas de tratamento, observou-se incremento da linfangiogénese no TAV, mas não no TAS. A resposta inflamatória avaliada através dos diferentes parâmetros permite afirmar que num estadio inicial de obesidade a proliferação linfática poderá estar a ser retardada pela hipertrofia adipocitária. A libertação de adipocinas será observada apenas numa fase posterior, desencadeando todo o processo inflamatório que incrementará a proliferação linfática. Adicionalmente, é possível sugerir que a maior pressão à qual o TAV se encontra sujeito não favorece a proliferação linfática, pelo menos num estadio incial.
机译:脂肪组织是动态的内分泌器官,在调节新陈代谢,血液和淋巴血管流动以及免疫功能等方面分泌重要因素。在通过吃高脂饮食或代谢功能障碍而积累脂肪组织的情况下,由于淋巴引流失败,脂肪细胞会触发炎症反应,从而积聚炎症介质,从而增强了反应的传播。因此,在肥胖中脂肪组织增加,脂肪细胞缺氧与淋巴管生成的刺激之间的潜在关联受到质疑。此外,脂肪因子的表达根据脂肪组织(皮下,TAS和内脏,TAV)的分布而变化。因此,这项研究的目的是有助于增加有关淋巴管生成的复杂分子机制的知识。用C57Bl / 6J(肥胖症模型)和BALB / c(哮喘和肥胖症模型)品系的小鼠进行试验,分为正常饮食组和高脂饮食组。用免疫组织化学方法对石蜡包埋的材料,TAS和TAV中的LYVE-1(淋巴管生成标记)的组织表达进行半定量评估,并用高效液相色谱-质谱联用(UPLC-MS)进行表达分析血浆神经酰胺和1磷酸鞘氨醇(S1P)的浓度。在肥胖模型中,TAV中的淋巴管数量和LYVE-1的表达随时间减少,而TAS中的参数和脂肪细胞肥大均增加。尽管处于非常早期的阶段,神经酰胺和S1P的浓度证实了所研究小鼠中炎症过程的存在。在哮喘和肥胖症模型中,治疗17周后,TAV的淋巴管生成增加,而TAS则没有。通过不同参数评估的炎症反应使我们能够指出,在肥胖症的初始阶段,脂肪细胞肥大可能会延迟淋巴的增殖。脂肪因子的释放只能在后期才能观察到,从而触发整个炎症过程,从而增加淋巴液的增殖。另外,可能暗示,TAV承受的更大压力至少在早期不利于淋巴增殖。

著录项

  • 作者

    Almeida Joana;

  • 作者单位
  • 年度 2011
  • 总页数
  • 原文格式 PDF
  • 正文语种 por
  • 中图分类

相似文献

  • 外文文献
  • 中文文献
  • 专利

客服邮箱:kefu@zhangqiaokeyan.com

京公网安备:11010802029741号 ICP备案号:京ICP备15016152号-6 六维联合信息科技 (北京) 有限公司©版权所有
  • 客服微信

  • 服务号