首页> 外文OA文献 >Análise comparativa dos Estilos de Vida, Capacidade Funcional e qualidade de vida de pessoas diagnosticadas com esquizofrenia em função do contexto de inserção. Hospital Psiquiátrico versus estruturas residenciais de reabilitação.
【2h】

Análise comparativa dos Estilos de Vida, Capacidade Funcional e qualidade de vida de pessoas diagnosticadas com esquizofrenia em função do contexto de inserção. Hospital Psiquiátrico versus estruturas residenciais de reabilitação.

机译:根据插入情况对被诊断为精神分裂症的人们的生活方式,功能能力和生活质量进行比较分析。精神病医院与居民康复设施。

代理获取
本网站仅为用户提供外文OA文献查询和代理获取服务,本网站没有原文。下单后我们将采用程序或人工为您竭诚获取高质量的原文,但由于OA文献来源多样且变更频繁,仍可能出现获取不到、文献不完整或与标题不符等情况,如果获取不到我们将提供退款服务。请知悉。

摘要

A esquizofrenia é considerada uma das mais graves e debilitantes doenças psiquiátricas, afectando cerca de 1% da população, na maioria dos países ocidentais.Ao longo dos tempos têm sido desenvolvidas várias respostas e políticas sociais para responder a esta problemática, nem sempre eficientes e efectivas. A análise do sistema de prestação de cuidados de saúde mental em Portugal mostra uma evolução positiva na forma de perspectivar os cuidados a estas pessoas, centrado actualmente nos modelos de base comunitária e na implementação de programas de reabilitação psicossocial que potenciam a adopção de estilos de vida saudáveis e mais adaptativos, com consequente melhoria do seu funcionamento e qualidade de vida. Isto não significa no entanto, que não haja ainda muito a fazer na universalização destes pressupostos e na sua validação, assente nos princípios de uma prática baseada na evidência.Este estudo tem como objectivo verificar se os programas de reabilitação residencial interferem de forma significativa no estilo de vida, na qualidade de vida e na capacidade funcional de pessoas com diagnóstico de esquizofrenia. Para tal foram avaliadas 13 pessoas integradas em residências de reabilitação e 13 pessoas em hospital psiquiátrico (Casa de Saúde Rainha Santa Isabel), utilizando o questionário de Estilos de Vida na Esquizofrenia (Valente, Queirós, & Marques, 2009) e as versões portuguesas do WHOQOL-bref (Vaz-Serra e colaboradores 2006) e o Life Skills Profile (Rocha, Queirós, Aguiar, & Marques, 2006).A análise dos resultados parece apontar para a existência de diferenças pouco significativas entre os dois grupos na avaliação de Estilos de Vida. As diferenças são mais significativas no nível de qualidade de vida percepcionada, em todos domínios analisados e no Somatório Geral do questionário; e no que reporta à capacidade funcional, em particular na subescala do auto-cuidado, da responsabilidade e no somatório do teste de Life skills Profile.Em jeito de síntese parece assim que as estruturas residências de reabilitação parecem contribuir para a melhoria da capacidade funcional e qualidade de vida das pessoas lá integradas, por comparação com as que se encontram a residir em hospital psiquiátrico.
机译:精神分裂症被认为是最严重和最使人衰弱的精神疾病之一,在大多数西方国家中影响着约1%的人口,随着时间的流逝,已针对此问题制定了各种社会应对措施和政策,但这些措施和方法并不总是有效的。 。葡萄牙对精神保健服务体系的分析显示,在为这些人提供照料的方式方面,存在积极的变化,目前的重点是基于社区的模式和实施旨在改善生活方式的心理社会康复计划。适应性更强,从而改善其功能和生活质量。但是,这并不意味着基于基于证据的实践原则,这些假设的普遍化及其验证仍然没有太多工作要做,本研究旨在验证居住区恢复计划是否会显着干扰其风格。精神分裂症患者的生活质量,生活质量和功能能力。为此,使用精神分裂症生活方式问卷(Valente,Queirós和Marques,2009年)和葡萄牙语版本的精神分裂症患者对13名康复者和精神病医院(Casa deSaúdeRainha Santa Isabel)的13人进行了评估。 WHOQOL-bref(Vaz-Serra和合作者,2006年)和生活技能档案(Rocha,Queirós,Aguiar和Marques,2006年)对结果的分析似乎表明,在评估风格方面,两组之间存在微不足道的差异生活。在所有分析领域和调查表的总和中,差异在感知生活质量水平上更为显着;在功能能力方面,特别是在自我护理,责任感和生活技能档案测试总和的子量表中,以一种综合的方式看来,住宅康复结构似乎有助于提高功能能力和与住在精神病院的人相比,这里的人们的生活质量得到了提高。

著录项

  • 作者

    Oliveira Emanuel;

  • 作者单位
  • 年度 2011
  • 总页数
  • 原文格式 PDF
  • 正文语种 por
  • 中图分类

相似文献

  • 外文文献
  • 中文文献
  • 专利

客服邮箱:kefu@zhangqiaokeyan.com

京公网安备:11010802029741号 ICP备案号:京ICP备15016152号-6 六维联合信息科技 (北京) 有限公司©版权所有
  • 客服微信

  • 服务号