首页> 外文OA文献 >Estrutura e Diversidade Genética de Eriotheca macrophylla (K. Schum.) A. Robyns (Malvaceae) no mini-corredor ecológico Sooretama/Goytacazes/Comboios, Espírito Santo, Brasil.
【2h】

Estrutura e Diversidade Genética de Eriotheca macrophylla (K. Schum.) A. Robyns (Malvaceae) no mini-corredor ecológico Sooretama/Goytacazes/Comboios, Espírito Santo, Brasil.

机译:巴西小生态走廊Sooretama / Goytacazes / Comboios的微型生态走廊中的Eriotheca macrophylla(K. Schum。)A.Robyns(锦葵科)的结构和遗传多样性。

摘要

O domínio da Mata Atlântica engloba a cobertura florestal que se estende sobre a cadeia montanhosa litorânea ao longo do Oceano Atlântico nas regiões nordeste, sudeste e sul do Brasil, além do leste do Paraguai e Missiones, na Argentina. No Espírito Santo, a Mata Atlântica se estende por três zonas geologicamente distintas: a planície quaternária, a serrana e a zona dos tabuleiros terciários. De igual forma, o bioma nessas zonas encontra-se descontínuo, com diferentes tamanhos de fragmentos. No norte do ES, o desmatamento teve seu auge na década de 50, onde as florestas foram reduzidas a 30% da cobertura original e, atualmente, ocorrem em fragmentos de diferentes tamanhos em estágios distintos de regeneração, comprometendo a estrutura genética das populações. Neste contexto, a possibilidade de conexão entre fragmentos por meio de corredores ecológicos, tem se tornado uma forma de se manter a diversidade genética das populações. No corredor Central da Mata Atlântica, ao Norte do ES, encontra-se o mini-corredor Sooretama/Goytacazes/Comboios, onde foram estudadas a estrutura populacional e diversidade genética de Eriotheca macrophylla (K. Schum.) A. Robyns. Em cada um dos três fragmentos que compõem o mini corredor foram alocadas 30 parcelas de 100m² e coletados dados de altura e diâmetro de plântulas, jovens e adultos para a avaliação populacional e coletado material biológico para as analises de diversidade genética. Sooretama teve menor número de indivíduos e Comboios o maior, fato relacionado à preferência de habitat pela espécie. A espécie apresentou distribuição aleatória e sua estrutura concentrada nas classes iniciais de diâmetro (até 10cm DAP) e altura (até 10m de altura), mostrando que há regeneração,. Foram gerados 109 fragmentos a partir de 7 primers (88,95% polimórficos). A diversidade genética foi elevada, com Índice de Shannon global de 0,537. Por meio da AMOVA, observou maior variabilidade dentro (94,2%) das populações. O ØST (0,0579) classificou a população como moderadamente estruturada. Estes resultados sugerem intensa comunicação entre os fragmentos no passado (Nm=4,06), indicando que houve uma única matriz populacional. A alta diversidade genética e a não diferenciação estrutural (horizontal, vertical e genética) entre as populações, sugere que E. macrophylla distribuída pelos três fragmentos ainda não foi afetada pelo histórico da fragmentação.
机译:大西洋森林领域包括阿根廷东北部巴拉圭和米申斯,以及巴西东北,东南和南部地区沿着大西洋沿沿海山脉延伸的森林覆盖物。在圣埃斯皮里图(EspíritoSanto),大西洋森林横跨三个地质上截然不同的区域:第四纪平原,山脉和第三纪高原地区。同样,这些区域的生物群落是不连续的,具有不同大小的片段。在ES北部,森林砍伐在1950年代达到顶峰,当时森林面积减少到原始覆盖率的30%,目前在不同的再生阶段以不同大小的碎片出现,破坏了种群的遗传结构。在这种情况下,通过生态走廊连接片段的可能性已成为维持种群遗传多样性的一种方式。 Sooretama / Goytacazes / Comboios微型走廊位于ES北部大西洋森林的中央走廊,在那里研究了Eriotheca macrophylla(K. Schum。)A. Robyns的种群结构和遗传多样性。在组成微型走廊的三个片段中的每个片段中,分配了30个100m²的地块,并收集了幼苗,年轻人和成年幼苗的身高和直径的数据用于种群评估,并收集了生物材料用于遗传多样性分析。 Sooretama的个体数量最少,火车数量最多,这与该物种对栖息地的偏爱有关。该物种显示出随机分布,其结构集中在直径(最大10cm DBH)和高度(最大10m高)的初始类别中,表明存在再生。从7个引物(88.95%多态性)生成109个片段。遗传多样性很高,全球香农指数为0.537。通过AMOVA,他观察到(94.2%)的人群具有更大的变异性。 ØST(0.0579)将人群归为中等结构人群。这些结果表明,过去的片段之间存在激烈的交流(Nm = 4.06),表明存在单个种群矩阵。种群之间的高度遗传多样性和结构性非分化(水平,垂直和遗传)表明,在这三个片段之间分布的大叶桉尚未受到片段化历史的影响。

著录项

  • 作者

    KAIAQUE L. P. M.;

  • 作者单位
  • 年度 2015
  • 总页数
  • 原文格式 PDF
  • 正文语种
  • 中图分类
  • 入库时间 2022-08-20 20:53:09

客服邮箱:kefu@zhangqiaokeyan.com

京公网安备:11010802029741号 ICP备案号:京ICP备15016152号-6 六维联合信息科技 (北京) 有限公司©版权所有
  • 客服微信

  • 服务号