首页> 外文OA文献 >Filosofia Política, Resistência e Identidade no Baixo Império Romano: um Estudo Sobre a Reação dos Filósofos Neoplatônicos ao Avanço do Cristianismo (361-363)
【2h】

Filosofia Política, Resistência e Identidade no Baixo Império Romano: um Estudo Sobre a Reação dos Filósofos Neoplatônicos ao Avanço do Cristianismo (361-363)

机译:下罗马帝国的政治哲学,抵抗与认同:新柏拉图哲学家对基督教发展的反应研究(361-363)

摘要

Em 361 d.C., o imperador Juliano assumiu a púrpura imperial e declarou publicamente sua opção pelo sistema de crenças do paganismo, que, nesse momento, estava sofrendo um processo de franco esvaziamento de prestígio devido à ascensão da religião cristã e à atuação de Constantino e Constâncio II. Como, no Baixo Império Romano, a opção religiosa do imperador implicava não apenas uma escolha de caráter pessoal, mas também política, a tentativa de Juliano de restabelecer o paganismo como a crença que estaria na base do poder imperial implicava também a rejeição da basileia, realeza helenístico-cristã que então se consolidava. Por isso, Juliano necessitava de um novo pensamento político que legitimasse sua autoridade diante da sociedade romana mediante a associação com os preceitos da religião pagã. Nesse sentido, convocou os filósofos neoplatônicos a residir na corte para auxiliá-lo nessa tarefa, pois eles haviam se convertido, em um processo de reformulação identitária, ao longo do século IV, em homens divinos, porta-vozes do paganismo. Assim, no papel de representantes de um sistema religioso que estava sendo deturpado para que, dessa forma, o cristianismo se consolidasse como o único detentor legítimo dos bens de salvação, elaboraram uma série de estratégias de enfrentamento para se contrapor a esse processo, que pudemos identificar por meio da obra A vida dos Sofistas, de Eunápio de Sárdis, que biografa a vida desses filósofos, convertidos em theioi andrés. Assistimos, dessa forma, a uma luta de representações, entre duas religiões, a pagã e a cristã pelo monopólio do campo do sagrado. No contexto desse embate cultural, uma das estratégias de enfrentamento elaborada pelo paganismo foi a elaboração de uma filosofia política, que foi adotada por Juliano logo no início de seu governo. A fim de identificar essa concepção teórica de poder, recorremos às Cartas e a uma sátira, denominada Misopogon, que o imperador escreveu na cidade de Antioquia, enquanto se preparava para uma expedição militar contra os persas, a mesma na qual veio a falecer, em 363.
机译:公元361年,朱利安皇帝接任帝国紫色,并公开宣布选择异教信仰体系,由于基督教的兴起以及君士坦丁和君士坦丁的表现,当时的异教信仰体系正面临着声誉的坦率贬值。二。由于在下罗马帝国,皇帝的宗教选择不仅隐含着个人选择,还隐含着政治选择,朱利安(Julian)试图重新建立异教作为信仰,这是建立在帝国权力基础上的,这也暗示了对巴塞尔的拒绝,然后合并了希腊希腊基督教皇室。因此,朱利安需要一种新的政治思想,通过与异教宗教的戒律相结合,使他的权威在罗马社会之前合法化。从这个意义上讲,他召集了新柏拉图式的哲学家居住在法庭上,以协助他完成这项任务,因为在整个公元四世纪的身份重塑过程中,他们已经成为神灵异教的代言人。因此,在一个宗教系统代表的角色被扭曲的情况下,基督教将自己巩固为救世物的唯一合法持有人,他们制定了一系列应对策略,以应对这一过程,我们能够通过EunápiodeSárdis的著作《 Voda dos Sofistas》来确定这些哲学家的生平,并将其转化为theioiandrés。这样,我们目睹了异教徒和基督教徒在两种宗教之间为争取神圣领域的垄断而进行的斗争。在这种文化冲突的背景下,异教徒制定的应对策略之一是阐述一种政治哲学,朱利安诺政府一开始就采用了这种政治哲学。为了确定这种理论上的权力概念,我们诉诸于莱兹书和皇帝在安提阿城写的讽刺小说《米索波贡》,同时准备对波斯人进行军事远征,而波斯人死于此。 363。

著录项

  • 作者

    PEREIRA F. C. C.;

  • 作者单位
  • 年度 2009
  • 总页数
  • 原文格式 PDF
  • 正文语种
  • 中图分类
  • 入库时间 2022-08-20 20:53:09

相似文献

  • 外文文献
  • 中文文献

客服邮箱:kefu@zhangqiaokeyan.com

京公网安备:11010802029741号 ICP备案号:京ICP备15016152号-6 六维联合信息科技 (北京) 有限公司©版权所有
  • 客服微信

  • 服务号