首页> 外文OA文献 >Micropenetração Instrumentada em Compósitos de Matriz Metálica à Base de Tungstênio Empregados em Coroas de Perfuração Utilizadas em Sondagem Mineral
【2h】

Micropenetração Instrumentada em Compósitos de Matriz Metálica à Base de Tungstênio Empregados em Coroas de Perfuração Utilizadas em Sondagem Mineral

机译:在矿物钻探用钻冠中使用的钨基金属基复合材料的仪器化微渗透

代理获取
本网站仅为用户提供外文OA文献查询和代理获取服务,本网站没有原文。下单后我们将采用程序或人工为您竭诚获取高质量的原文,但由于OA文献来源多样且变更频繁,仍可能出现获取不到、文献不完整或与标题不符等情况,如果获取不到我们将提供退款服务。请知悉。

摘要

Este trabalho tem o objetivo de avaliar uma possível relação entre as propriedades mecânicas calculadas a partir dos dados de micropenetração instrumentada e o comportamento sob desgaste microabrasivo dos compósitos à base de tungstênio (W) infiltrados por latão, usados em coroas diamantadas utilizadas em sondagemmineral. As amostras dos compósitos de tungstênio foram sinterizadas com combinações de diferentes tamanhos de partículas W e adições de ligas à base de outros elementos, além de adições de abrasivos secundários (SiC). Após a preparação metalográfica, as amostras foram analisadas em um micropenetrador instrumentado com um penetrador do tipo Vickers. As fases foram penetradas com uma carga de 30 mN, exceto o carbeto de silício, com carga de 250 mN. As curvas geradas a cada penetração permitiram calcular a microdureza e o módulo de elasticidade para cada fase. Estes resultados foram comparados com os coeficientes de desgaste microabrasivo dimensionais obtidos em um trabalho anterior, através de ensaios de microabrasão com lamas abrasivas à base decarbeto de silício, sílica e hematita, efetuados com equipamento do tipo Calowear. Foi observada uma diminuição na microdureza conforme o tamanho dos grãos de tungstênio aumenta. Para a lama abrasiva contendo SiC, uma diminuição no coeficiente de desgaste microabrasivo se seguiu à diminuição na microdureza dotungstênio. O oposto foi observado com a lama de SiO2, enquanto, para a lama de Fe2O3, nenhuma correlação clara foi obtida. Também é importante dizer que o efeito da dureza do latão infiltrado (fase aglutinante) tornou-se mais significativa nos ensaios com as pastas de SiO2 e de Fe2O3. Quando as ligas à base de outros elementos são adicionadas, para o abrasivo SiC, o aumento da plasticidade do latãoaumenta o desgaste, porque as deformações plásticas são aumentadas, levando em consideração a relação Habr./Hfase muito alta. A plasticidade da fase W parece não interferir no desgaste. Ocorre o contrário para o abrasivo SiO2. Para ambos os abrasivos, o cobre adicionado aumenta a fração volumétrica de fase macia,proporcionando um desgaste ainda maior. Para o abrasivo Fe2O3, o aumento na plasticidade do latão aumenta o coeficiente de desgaste, pois leva a indentações maiores, ou seja, a maiores deformações plásticas. Dependendo do tipo do abrasivo, os mecanismos observados foram riscamento e rolamento de partículas(múltiplas indentações), além da ocorrência de ambos simultaneamente, embora dissociados. Palavras-chave: micropenetração instrumentada, microdureza, microabrasão, compósitos, tungstênio, latão.
机译:这项工作旨在评估由仪器的微渗透数据计算出的机械性能与矿物渗入的金刚石冠中使用的黄铜浸渗的钨基复合材料(W)在微磨蚀磨损下的行为之间的可能关系。除了添加次要磨料(SiC)外,还使用不同尺寸的W颗粒的组合以及基于其他元素的合金添加物对钨复合材料的样品进行烧结。金相制备后,在配备有维氏(Vickers)型渗透仪的微型渗透仪上分析样品。除碳化硅外,负载为250 mN时,以30 mN的负载穿透各相。每次穿透时生成的曲线可以计算出每个相的显微硬度和弹性模量。通过使用Calowear型设备对基于碳化硅,二氧化硅和赤铁矿的磨料污泥进行微磨蚀试验,将这些结果与先前工作中获得的尺寸微磨蚀磨损系数进行了比较。随着钨晶粒尺寸的增加,观察到显微硬度降低。对于含SiC的磨料污泥,微磨粒磨损系数的降低是随钨丝显微硬度的降低而降低的。对于SiO2污泥观察到相反的结果,而对于Fe2O3污泥,未获得明确的相关性。同样重要的是,在用SiO2和Fe2O3浆料进行的测试中,渗入的黄铜硬度(粘结剂相)的影响变得更加明显。当添加基于其他元素的合金时,对于SiC磨料,黄铜的可塑性的增加会增加磨损,因为考虑到非常高的哈伯/哈苏比,塑性变形会增加。 W相的可塑性似乎不会干扰磨损。 SiO2磨料则相反。对于两种磨料,添加的铜都会增加软相的体积分数,从而提供更大的磨损。对于Fe2O3磨料,黄铜可塑性的提高会增加磨损系数,因为这会导致更大的压痕,即更大的塑性变形。取决于研磨剂的类型,观察到的机理是刮擦和颗粒滚动(多次压痕),除了两者同时发生(尽管相互分离)之外。关键字:仪器化的微渗透,显微硬度,微磨损,复合材料,钨,黄铜。

著录项

  • 作者

    GAVA G. H. S.;

  • 作者单位
  • 年度 2010
  • 总页数
  • 原文格式 PDF
  • 正文语种
  • 中图分类

相似文献

  • 外文文献
  • 中文文献
  • 专利

客服邮箱:kefu@zhangqiaokeyan.com

京公网安备:11010802029741号 ICP备案号:京ICP备15016152号-6 六维联合信息科技 (北京) 有限公司©版权所有
  • 客服微信

  • 服务号