首页> 外文OA文献 >O sofrimento infantil: ouvindo crianças no serviço de saúde
【2h】

O sofrimento infantil: ouvindo crianças no serviço de saúde

机译:童年的苦难:在医疗机构听孩子的话

代理获取
本网站仅为用户提供外文OA文献查询和代理获取服务,本网站没有原文。下单后我们将采用程序或人工为您竭诚获取高质量的原文,但由于OA文献来源多样且变更频繁,仍可能出现获取不到、文献不完整或与标题不符等情况,如果获取不到我们将提供退款服务。请知悉。
获取外文期刊封面目录资料

摘要

Este trabalho parte, desde 1997, da observação de uma equipe multiprofissional no Ambulatório de Pediatria do Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes( Hucam). Observa o número crescente de crianças consideradas com dificuldades de aprendizagens e com depressão encaminhadas para atendimento clínico, questionando quem é a criança com diagnóstico de depressão, como se relaciona com a própria família e com a escola, como compreende os acontecimentos que a envolvem. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo analisar como a criança com diagnóstico de depressão compreende e elabora os acontecimentos que vão compondo sua vida em diferentes espaços pelos quais circula, sobretudo no ambiente escolar. Parte de uma visão que entende o homem em uma perspectiva de totalidade, inserido em um dado contexto histórico e cultural e sendo constituído por esse contexto. O estudo busca afastar-se de um modelo medicalizante, que trabalha prioritariamente com fatores biofisiológicos, minimizando a influência de aspectos sociais e históricos na saúde e bem-estar da criança. Para esta pesquisa foi realizado estudo de casos de crianças com diagnóstico de transtorno depressivo, que foram encaminhadas ao Serviço de Saúde pela escola ou por suas famílias. Os sujeitos da pesquisa foram duas crianças com diagnóstico de depressão, na faixa etária de 10 a 12 anos, período próximo à adolescência e considerado de risco em relação à eclosão de transtornos mentais, em algumas teorias. Na análise dos dados dos dois sujeitos, constatou-se a presença de modos de ser complexos, constituições subjetivas marcadas por múltiplos acontecimentos e pela participação de outras pessoas. Compõem a vida dessas crianças aspectos, como: ser filho adotivo, ter sofrido doenças e perdas no ambiente familiar, maus-tratos no ambiente familiar, ter vivenciado nascimento de um irmão mais novo e ter limitação em relação às possibilidades de fazer as próprias escolhas. Embora se possam estabelecer relações com o espaço escolar, nesse contexto, sobressai o ambiente familiar, com suas contradições e também possibilidades no desenvolvimento e expansão na vida dessas crianças. Ressalta-se, neste trabalho, a importância do intercâmbio entre educação e saúde para responder às demandas de garantia de vida e saúde da criança em processo de sofrimento psíquico.
机译:自1997年以来,这项工作始于卡萨诺安东尼奥·德·莫拉兹大学医院(Hucam)小儿科诊所的多学科团队的观察。它观察到越来越多的被认为患有学习困难和抑郁症的儿童被送往临床护理,并询问诊断为抑郁症的儿童是谁,它与家庭本身和学校之间的关系如何,以及它如何理解与之相关的事件。因此,本研究旨在分析被诊断出患有抑郁症的孩子如何理解和阐述构成他在不同的空间流通的事件,尤其是在学校环境中。它始于从整体的角度理解人的愿景,该愿景被插入给定的历史和文化环境中,并由该环境构成。该研究试图摆脱一种主要针对生物生理因素的医学模型,从而将社会和历史方面对儿童健康和福祉的影响降至最低。为了进行这项研究,对被诊断患有抑郁症的儿童进行了个案研究,他们被学校或其家人转介到卫生服务处。在一些理论中,研究对象是两个被诊断出患有抑郁症的儿童,年龄在10至12岁之间,接近青春期,并被认为与精神疾病的爆发有关。在对这两个主题的数据进行分析时,发现存在复杂的存在方式,以多个事件为标志的主观体质以及其他人的参与。这些孩子的生活包括以下几个方面:被收养的孩子,在家庭环境中遭受疾病和损失,在家庭环境中遭受虐待,经历了弟弟的出生以及在做出自己的选择方面受到限制。尽管可以与学校空间建立联系,但在这种情况下,家庭环境脱颖而出,既有矛盾,也有可能发展和扩大这些儿童的生活。在这项工作中,强调了教育与健康之间交换的重要性,以回应在心理痛苦过程中保障儿童生命和健康的要求。

著录项

  • 作者

    FRIZZERA E. H. S.;

  • 作者单位
  • 年度 2012
  • 总页数
  • 原文格式 PDF
  • 正文语种
  • 中图分类

相似文献

  • 外文文献
  • 中文文献
  • 专利

客服邮箱:kefu@zhangqiaokeyan.com

京公网安备:11010802029741号 ICP备案号:京ICP备15016152号-6 六维联合信息科技 (北京) 有限公司©版权所有
  • 客服微信

  • 服务号