首页> 外文OA文献 >Estudo do autoconceito em crianças do 1º ciclo do ensino básico com versão adaptada da escala de Piers-Harris (PHCSCS-2)
【2h】

Estudo do autoconceito em crianças do 1º ciclo do ensino básico com versão adaptada da escala de Piers-Harris (PHCSCS-2)

机译:改良版Piers-Harris量表(PHCSCS-2)对基础教育第一周期儿童自我概念的研究

摘要

O autoconceito, enquanto constructo referido à perceção e imagem de sipróprio(a), é tido como uma variável importante que influencia ossentimentos em relação a si próprio e ao modo como o indivíduo lida com assituações e com as outras pessoas. Esse conhecimento e sentimentos acercade si podem refletir-se nas trajetórias de desenvolvimento. O autoconceitorevela a perceção que o indivíduo tem da sua competência em diversasdimensões do self, bem como da sua aceitação no meio social próximo,designadamente, na família, na escola e entre pares. Com a presentedissertação pretendemos explorar possibilidades da escala de autoconceitocomummente utilizada, a “Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale”(PHCSCS-2), adaptada à população portuguesa por Veiga (1989, 2006),numa versão “simplificada” para crianças que frequentem o 1.º Ciclo doEnsino Básico, principalmente, crianças do 1.º ano de escolaridade, ou cujacompetência de leitura e de compreensão não esteja ainda consolidada. Nestaversão adaptada, com audição da leitura em voz alta dos itens e resposta nãoverbal,procedemos ao estudo psicométrico da escala, com determinação doscoeficientes de fiabilidade, análise fatorial exploratória forçada a seis fatores(seguindo os estudos de Veiga e de Piers, cit in Veiga, 2006) e respetivoscoeficientes de consistência interna. Procedemos, ainda, ao estudo da escalaem função do contexto de referência: Eu, Escola, Família e Amigos. Numatentativa de concorrer para a validade externa, procedemos ao estudo darelação da escala com medidas de conhecimento emocional (EACE – Escalade Avaliação do Conhecimento Emocional, Schultz, Izard & Bear, 2004;adap. port. por Alves, Cruz, Duarte & Martins, 2008) e de regulaçãoemocional (ERICA –Emotion Regulation Index for Children andAdolescents) (MacDermott et al., 2010, adap. port. por Reverendo &Machado, 2010).A investigação realizada evidenciou bons índices de fiabilidade ecorrelações significativas entre subescalas das escalas utilizadas,designadamente, entre os itens relativos ao “EU” e à “Escola” doautoconceito e as componentes “autoconsciência emocional” e“responsividade situacional” da escala de regulação emocional. Conclui-seque formas alternativas (ao autoregisto) para avaliar o autoconceito sãopossíveis e pertinentes para uma população como a das crianças em iníciode escolaridade que ainda não dominam a capacidade de leitura.
机译:自我概念,作为与自身(a)的感知和形象有关的建构,被视为一个重要的变量,它影响着对自己的感觉以及个人处理假设和与他人的方式的感觉。有关您的知识和感受可以反映在发展轨迹中。自我概念揭示了个人对自己在不同维度上的能力的感知,以及对个人在家庭,学校和同伴之间的直接社会环境中的接受程度。在本次演讲中,我们打算探讨常用的自我概念量表的可能性,即“ Piers-Harris儿童自我概念量表”(PHCSCS-2),由Veiga(1989,2006)改编为葡萄牙人,以“简化”版供参加活动的儿童使用基础教育的第一个周期,主要是从入学第一年开始的孩子,或者其阅读和理解能力尚未得到巩固的孩子。在此改编版中,通过听见大声和非言语反应读出的项目,我们进行了量表的心理测量研究,确定了可靠性系数,对六个因素进行了探索性因素分析(以下是对Veiga和Piers的研究,引自Veiga, 2006年)和各自的内部一致性系数。我们还根据参考背景(我,学校,家庭和朋友)来研究量表。为了争夺外部有效性,我们着手研究情感知识的量表(EACE-Escalade Emotional Knowledge of Emotional Knowledge,Schultz,Izard&Bear,2004; Alves,Cruz,Duarte&Martins,2008年改编) )和情绪调节(ERICA –儿童和青少年的情绪调节指数)(MacDermott等,2010; Por Reverendo&Machado,2010改编)。调查显示,信度水平很高,并且所使用的两个量表之间存在显着相关性,即在与自我概念的“我”和“学校”相关的项目与情绪调节量表的“情绪自我意识”和“情境响应性”组成部分之间。结论是,对于自学的儿童来说,替代自我注册的另一种方法可以评估自我概念,这与尚未开始阅读的儿童一样。

著录项

相似文献

  • 外文文献
  • 中文文献

客服邮箱:kefu@zhangqiaokeyan.com

京公网安备:11010802029741号 ICP备案号:京ICP备15016152号-6 六维联合信息科技 (北京) 有限公司©版权所有
  • 客服微信

  • 服务号