首页> 外文OA文献 >Corte por jacto de água de compósitos de matriz polimérica com reforço de fibra de carbono
【2h】

Corte por jacto de água de compósitos de matriz polimérica com reforço de fibra de carbono

机译:碳纤维增强的聚合物基复合材料的水射流切割

代理获取
本网站仅为用户提供外文OA文献查询和代理获取服务,本网站没有原文。下单后我们将采用程序或人工为您竭诚获取高质量的原文,但由于OA文献来源多样且变更频繁,仍可能出现获取不到、文献不完整或与标题不符等情况,如果获取不到我们将提供退款服务。请知悉。

摘要

Os materiais compósitos, apesar das manifestas vantagens, especialmente quando as aplicações em que se inserem exigem uma criteriosa selecção de materiais com um rácio resistência/peso o mais elevado possível, apresentam ainda custos elevados pelo que o seu uso é restringido a algumas aplicações. Os compósitos de matriz polimérica com reforço de fibras de carbono, vulgarmente conhecidos por fibras de carbono, são materiais difíceis de maquinar por métodos tradicionais, pelo que o corte por jacto de água com abrasivos, devido à não geração de calor durante o processo, tem ganho relevância por evitar problemas, como, por exemplo, o desgaste excessivo das ferramentas e zonas termicamente afectadas nas peças. No entanto, o corte com recurso a esta tecnologia cria algumas características distintas nas paredes de corte, que podem ser consideradas como defeitos, dependendo da sua magnitude e da utilização posterior da peça cortada. O presente estudo pretende analisar a influência da velocidade e da orientação de corte nestas características. Para tal foram executados cortes com diferentes velocidades e orientações, cortes estes que foram depois caracterizados quanto à rugosidade e inclinação das suas paredes, bem como a largura de material removido. Alguns defeitos que surgiram durante os cortes são também apresentados e discutidos. Foi concluído que o aumento da velocidade de corte provoca um aumento da rugosidade e do ângulo de afunilamento das paredes, e uma diminuição na espessura de material removido. A orientação de corte não afectou a espessura de corte, mas foram registadas influências deste parâmetro aquando da medição do ângulo de afunilamento das paredes de corte e da rugosidade. Alguns defeitos como micro fracturas na zona de saída do jacto e fibras parcialmente cortadas foram observados para certas condições de corte.
机译:尽管复合材料具有明显的优势,但特别是当插入它们的应用需要仔细选择具有尽可能高的电阻/重量比的材料时,复合材料仍然具有高成本,因此它们的使用仅限于某些应用。具有碳纤维增强材料的聚合物基体(通常称为碳纤维)的组成很难通过传统方法进行加工,因此,由于在此过程中不产生热量,因此用磨料进行水射流切割具有通过避免诸如工具的过度磨损和零件上受热影响的区域之类的问题而获得相关性。但是,使用这种技术进行切割会在切割壁上产生一些明显的特征,这取决于缺陷的大小和切割件的后续用途,可以认为是缺陷。本研究旨在分析速度和切削方向对这些特性的影响。为此,以不同的速度和方向进行切割,然后根据其壁的粗糙度和倾斜度以及所去除材料的宽度来表征。还介绍并讨论了在切割过程中出现的一些缺陷。结论是,切削速度的增加导致壁的粗糙度和锥角增加,并且去除的材料厚度减小。切削方向不影响切削厚度,但是在测量切削壁的锥角和粗糙度时会记录该参数的影响。对于某些切割条件,已经观察到一些缺陷,例如喷射出口区域的微裂纹和部分切割的纤维。

著录项

相似文献

  • 外文文献
  • 中文文献
  • 专利

客服邮箱:kefu@zhangqiaokeyan.com

京公网安备:11010802029741号 ICP备案号:京ICP备15016152号-6 六维联合信息科技 (北京) 有限公司©版权所有
  • 客服微信

  • 服务号