首页> 外文OA文献 >Experiências precoces de vergonha, coping com a vergonha e traços psicopáticos em adolescentes
【2h】

Experiências precoces de vergonha, coping com a vergonha e traços psicopáticos em adolescentes

机译:青少年的羞耻感,应付羞耻感和精神病性状的早期经历

代理获取
本网站仅为用户提供外文OA文献查询和代理获取服务,本网站没有原文。下单后我们将采用程序或人工为您竭诚获取高质量的原文,但由于OA文献来源多样且变更频繁,仍可能出现获取不到、文献不完整或与标题不符等情况,如果获取不到我们将提供退款服务。请知悉。

摘要

Indivíduos que desde a infância são vítimas de maltrato (como por exemplo, diversos tipos de abuso, violência doméstica, rejeição e experiências de vergonha) tendem a apresentar níveis mais elevados de vergonha e de comportamento antissocial. Nos últimos anos, vários estudos têm relacionado a intensidade dos sentimentos de vergonha com o desenvolvimento de psicopatologia, e outros, apesar de escassos e controversos, têm investigado a associação da vergonha com a psicopatia. Este estudo tem como objetivo explorar o possível papel dos sentimentos atuais de vergonha e dos estilos de coping com esta emoção, como mediadores relevantes na relação entre as experiências precoces e os traços psicopáticos. Para a realização deste estudo foi recolhida uma amostra de 348 participantes de uma população não clínica, com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos. Os principais resultados indicam que a centralidade das experiências precoces de vergonha e a falta de experiências de calor e de afeto na infância, predizem os níveis atuais de vergonha. Para além disto, as diferentes estratégias de coping com a vergonha parecem estar associadas, de forma diferenciada, às dimensões afetivas, interpessoais e comportamentais da psicopatia. No global, estes resultados reforçam a ideia de que os traços psicopáticos podem resultar de um uso de estratégias particulares para lidar com a vergonha. Estes resultados sustentam não só uma nova abordagem de compreensão dos fatores psicológicos e emocionais, subjacentes ao desenvolvimento de psicopatia em adolescentes, mas também contribuem para o desenvolvimento de novas abordagens de prevenção e de intervenção psicoterapêutica com jovens que evidenciem características psicopáticas.
机译:从小就成为虐待行为的受害者(例如各种类型的虐待,家庭暴力,排斥和羞耻经历)的人,其羞耻和反社会行为的水平往往更高。近年来,一些研究将羞耻感的强度与心理病理学的发展联系起来,另外一些研究尽管稀缺且存在争议,但研究了羞耻与精神病的关系。这项研究旨在探讨当前的羞耻感和应对方式与这种情感的可能作用,作为早期经验与精神病性状之间关系的相关中介。为了进行这项研究,从年龄在15至18岁之间的非临床人群中收集了348名参与者的样本。主要结果表明,早期羞耻感的中心地位以及儿童期缺乏温暖和情感的经历,可以预测当前的羞耻感水平。另外,羞耻的不同应对策略似乎以不同的方式与精神病的情感,人际关系和行为维度相关。总体而言,这些结果强化了以下观念:精神病性特质可能是由于使用特殊策略来应对耻辱而产生的。这些结果不仅支持理解青少年心理疾病发展的心理和情感因素的新方法,而且还有助于开发出具有精神病特征的年轻人预防和心理治疗干预的新方法。

著录项

相似文献

  • 外文文献
  • 中文文献
  • 专利

客服邮箱:kefu@zhangqiaokeyan.com

京公网安备:11010802029741号 ICP备案号:京ICP备15016152号-6 六维联合信息科技 (北京) 有限公司©版权所有
  • 客服微信

  • 服务号