首页> 外文OA文献 >Seleção de espécies arbóreas para revegetação de áreas degradadas por mineração de piçarra na Caatinga.
【2h】

Seleção de espécies arbóreas para revegetação de áreas degradadas por mineração de piçarra na Caatinga.

机译:通过Caatinga的砾石坑采矿来选择用于退化地区植被恢复的树种。

代理获取
本网站仅为用户提供外文OA文献查询和代理获取服务,本网站没有原文。下单后我们将采用程序或人工为您竭诚获取高质量的原文,但由于OA文献来源多样且变更频繁,仍可能出现获取不到、文献不完整或与标题不符等情况,如果获取不到我们将提供退款服务。请知悉。

摘要

A piçarra, material de subsolo formado por silte, areia e cascalho, é comumente usada na constru-ção civil e atividades ligadas à produção de petróleo em terra no bioma Caatinga. A revegetação das jazidas de piçarra com exploração finalizada é obrigatória e normalmente demanda o plantio de árvores de espécies nati-vas. No entanto, há pouca informação sobre espécies arbóreas capazes de se desenvolver nesses ambientes de-gradados. Este trabalho avalia o desenvolvimento inicial e a sobrevivência de 20 espécies arbóreas, incluindo espécies nativas e exóticas, e espécies nodulantes e não-nodulantes, plantadas em cinco jazidas de extração de piçarra distribuídas em três municípios do Rio Grande do Norte (RN). O experimento foi delineado em blocos com parcelas subdivididas onde se comparou 10 espécies nodulantes em relação a outras 10 não-nodulantes em áreas com e sem aplicação de solo superficial (camada de 20 cm) e/ou de esterco bovino na cova de plantio (2 L/cova). Foram realizadas avaliações biométricas ao final das estações seca e chuvosa (fevereiro de 2008 a fevereiro de 2010) até aos 660 dias após o plantio. A adição de solo superficial reduziu a sobrevivência das árvores, especialmente das espécies não-nodulantes. Ao contrário, a adição de esterco favoreceu o crescimento das árvores. As espécies nodulantes superaram as demais quanto à taxa de sobrevivência, altura total, diâmetro da base e taxa de crescimento. As espécies nativas que obtiveram o melhor desenvolvimento no substrato fo-ram Mimosa tenuiflora, Mimosa caesalpiniifolia, Caesalpinia ferrea e Tabebuia caraiba e dentre as exóticas foram Azadirachta indica e Pseudosamanea guachapele.
机译:板岩是由淤泥,沙子和砾石形成的地下材料,通常用于民用建筑和与Caatinga生物群落中土地上的石油生产有关的活动。对污泥沉积物进行再开发并完成开采是强制性的,通常需要种植本地树种。但是,关于能够在这些退化的环境中生长的树种的信息很少。这项工作评估了在北里奥格兰德州(RN)的三个城市的五个污泥提取场种植的20种树种(包括本地和外来树种以及有节结和无节结树种)的初步发育和存活。在具有细分地块的区块中设计了该实验,其中在种植坑中使用和不使用表土(20厘米层)和/或牛粪的地区,将10种结瘤物种与10种非结瘤物种进行了比较(2) L /坑)。在干旱和雨季结束时(2008年2月至2010年2月)进行生物识别评估,直到种植后660天为止。表土的添加降低了树木的存活率,特别是对于非结瘤物种。相反,增加肥料有利于树木的生长。在存活率,总高度,基径和生长率方面,结瘤物种的表现优于其他物种。在底物上获得最佳发育的天然物种是含羞草,含羞草,铁叶凯撒和塔贝藻(Tabebuia caraiba),外来物种是印度的印za和瓜豆。

著录项

相似文献

  • 外文文献
  • 中文文献
  • 专利

客服邮箱:kefu@zhangqiaokeyan.com

京公网安备:11010802029741号 ICP备案号:京ICP备15016152号-6 六维联合信息科技 (北京) 有限公司©版权所有
  • 客服微信

  • 服务号