首页> 外文OA文献 >Análise estratégica do zoneamento agroecológico como instrumento de ordenamento territorial setorial rural e sua aplicação em modelos de mudança de uso e cobertura da terra.
【2h】

Análise estratégica do zoneamento agroecológico como instrumento de ordenamento territorial setorial rural e sua aplicação em modelos de mudança de uso e cobertura da terra.

机译:农业生态区划的战略分析,作为农村部门空间规划的工具,及其在土地利用和土地覆被变化模型中的应用。

摘要

O zoneamento agroecológico (ZAE) pode ser um instrumento efetivo de ordenamento territorial setorial rural. Suas diretrizes e suas orientações técnicas podem compor os fatores exploratórios de modelos de mudança de uso e cobertura da terra. No Brasil, via de regra, utiliza-se o zoneamento econômico-ecológico (ZEE) como um instrumento de ordenamento territorial e o ZAE é aplicado com o objetivo de fornecer subsídios para o planejamento do uso agrícola das terras, limitando-se, grosso modo, à indicação de sistemas agrícolas e agropecuários potenciais e sustentáveis adaptados ao clima e ao solo. Um ZAE que fomentou políticas de ordenamento territorial setorial rural foi o Zoneamento Agroecológico da Cana-de-açúcar (ZAE-Cana), de 2009, ordenando a expansão da área plantada com cana-de-açúcar para a indústria sucroalcooleira no território brasileiro. Esta tese discute as diferenças de método na elaboração de suas diretrizes e de suas orientações técnicas que permitiram considerar as dimensões social e política e verifica se esse ZAE extrapolou a aplicação de indicativo de áreas potenciais e passou a fomentar políticas públicas de ordenamento da expansão da área plantada com cana-de-açúcar para a indústria sucroalcooleira no território brasileiro. O estudo permitiu concluir que o ZAE-Cana é utilizado como um instrumento efetivo de ordenamento territorial para setor rural por ter incluído as dimensões social e política nas etapas de definição das diretrizes, na validação das análises e na elaboração das orientações técnicas, ou seja, em todas as fases do zoneamento. Em um segundo momento elaborou-se um estudo da aplicação das diretrizes e das orientações técnicas do ZAE como parâmetros para a modelagem de uso e cobertura da terra. Observou-se a correlação das variáveis advindas do ZAE-Cana com os usos e coberturas da terra de 2003 e de 2009 para os estados de Goiás e de São Paulo e aplicou-se o modelo Conversion of Land Use and its Effects at Small regional extent (CLUE-S) no estado de Goiás de 2003 a 2009 (validação) e de 2009 a 2025 (simulação) para verificar o uso dessas variáveis no processo de modelagem, o que permitiu concluir que é viável a aplicação das diretrizes, das orientações técnicas e de outras informações conseguidas durante a elaboração dos zoneamentos agroecológicos em modelos de mudança de uso e cobertura da terra.
机译:农业生态区划(ZAE)可以成为农村部门空间规划的有效手段。其准则和技术准则可能包括土地使用和土地覆被变化模型的探索性因素。通常,在巴西,经济生态区划(ZEE)被用作领土秩序的工具,而ZAE则被用来为规划农业用地提供补贴,这是有限的,粗略地说,表示适应气候和土壤的潜在且可持续的农业和耕作制度。一项促进农村部门领土规划政策的ZAE是2009年的甘蔗农业生态区划(ZAE-Cana),命令扩大在巴西领土上用于甘蔗和酒精工业的甘蔗种植面积。本文讨论了在制定其指导方针和技术指导方针时考虑方法的差异,这些指导方针考虑了社会和政治方面,并验证了该ZAE是否推断了潜在领域的应用并开始促进公共政策以命令扩大该领域在巴西领土上种植了甘蔗,用于制糖业和酒精业。该研究使我们可以得出结论,将ZAE-Cana用作农村地区领土规划的有效工具,因为它在定义指南的阶段,分析的验证和技术指南的编写中包括了社会和政治方面,即:在分区的所有阶段。第二步,详细研究了ZAE的指南和技术指南作为土地使用和覆盖模型的参数。观察了ZAE-Cana变量与戈亚斯州和圣保罗州2003年和2009年土地利用和土地覆盖的相关性,并应用了土地利用的转换及其在小区域范围内的影响模型在2003年至2009年(验证)和2009年至2025年(模拟)在戈亚斯州(CLUE-S)进行验证,以验证这些变量在建模过程中的使用,这使我们得出结论,将准则,技术准则应用是可行的以及在土地利用变化和土地覆盖模型中详细阐述农业生态区划过程中获得的其他信息。

著录项

  • 作者

    PEREIRA S. E. M.;

  • 作者单位
  • 年度 2014
  • 总页数
  • 原文格式 PDF
  • 正文语种 pt_BR
  • 中图分类
  • 入库时间 2022-08-20 20:33:07

相似文献

  • 外文文献
  • 中文文献
  • 专利

客服邮箱:kefu@zhangqiaokeyan.com

京公网安备:11010802029741号 ICP备案号:京ICP备15016152号-6 六维联合信息科技 (北京) 有限公司©版权所有
  • 客服微信

  • 服务号