首页> 外文OA文献 >Análise da eficiência térmica na injeção de vapor em reservatórios de óleo pesado
【2h】

Análise da eficiência térmica na injeção de vapor em reservatórios de óleo pesado

机译:稠油油藏注蒸汽热效率分析

代理获取
本网站仅为用户提供外文OA文献查询和代理获取服务,本网站没有原文。下单后我们将采用程序或人工为您竭诚获取高质量的原文,但由于OA文献来源多样且变更频繁,仍可能出现获取不到、文献不完整或与标题不符等情况,如果获取不到我们将提供退款服务。请知悉。

摘要

Nos métodos térmicos de recuperação de petróleo, o calor transferido para a rocha-reservatório pode ser proveniente da injeção de fluidos quentes (água quente ou vapor), por meio da combustão in situ ou de aquecimento eletromagnético. Do ponto de vista energético, apenas uma fração do calor injetado irá aquecer efetivamente o meio poroso e assim auxiliar no aumento do fator de recuperação final do óleo, pois parte desse calor se perde nas linhas de injeção, formações adjacentes à zona produtora e nos poços injetores e produtores. Uma das formas de se medir a quantidade de calor presente no meio poroso é através da eficiência térmica, que pode ser definida como a razão entre o calor remanescente do reservatório e o calor líquido injetado. A análise desta variável pode auxiliar no gerenciamento da quantidade de energia necessária e que está sendo gasta para recuperação de óleo. Para a realização deste estudo, foi desenvolvido um modelo numérico, semissintético, em um sistema cartesiano de malhas, com um padrão de ¼ de five spot invertido, utilizando o programa STARS (Steam, Thermal, and Advanced Processes Reservoir Simulator), do grupo CMG (Computer Modelling Group Ltd.). Os parâmetros de reservatórios e operacionais analisados neste estudo foram a espessura da zona produtora de óleo, a condutividade térmica da rocha e a capacidade calorífica das formações adjacentes (topo e base), a vazão de injeção de vapor, o título e a completação dos poços injetores e produtores. Já as variáveis avaliadas foram a eficiência térmica, o fator de recuperação e o valor presente líquido, durante o período de 15 anos. A formação portadora de hidrocarbonetos possui características de rocha-reservatório similares às encontradas no Nordeste Brasileiro, mais especificamente da Bacia Potiguar, contendo óleo de alta viscosidade. A partir dos resultados obtidos nas simulações numéricas, verificou-se que o comportamento da eficiência térmica foi fortemente dependente das espessuras da zona produtora, da condutividade térmica e capacidade calorífica das formações adjacentes, das taxas de injeção de vapor, do título e da completação dos poços. Em relação à espessura, maiores valores deste parâmetro melhoraram a fração de calor remanescente do óleo. Por outro lado, o incremento no título do vapor e na vazão de injeção favoreceram o aumento da eficiência térmica apenas antes da ocorrência da erupção de calor no poço produtor, mas passaram a reduzir a eficiência térmica após o referido evento. Isto não havia sido predito nos modelos clássicos encontrados na literatura.
机译:在热油采收方法中,传递到储层岩石的热量可能来自通过现场燃烧或电磁加热注入的热流体(热水或蒸汽)。从能量的观点来看,只有一部分注入的热量会有效地加热多孔介质,从而有助于提高最终采油率,因为一部分热量会在注入管线,与生产区相邻的地层以及井中损失掉注入者和生产者。测量多孔介质中存在的热量的一种方法是通过热效率,该效率可以定义为储罐中剩余热量与注入的液体热量之比。分析此变量可以帮助管理所需的能量,这些能量被用于采油。为了进行这项研究,使用CMG集团的STARS(蒸汽,热力和先进工艺储层模拟器)程序,在笛卡尔网格系统中开发了一个具有半点五点图案倒置的数值半合成模型。 (计算机建模集团有限公司)。在这项研究中分析的储层和操作参数是产油区的厚度,岩石的导热性和相邻地层(顶部和底部)的热容量,注蒸汽量,井的名称和完井度注入者和生产者。评估的变量是15年期间的热效率,回收率和净现值。碳氢化合物载体的储层岩石特性类似于巴西东北部发现的储层岩石特性,更具体地说是在含有高粘度油的波蒂瓜盆地。从数值模拟获得的结果中,发现热效率的行为在很大程度上取决于生产区域的厚度,相邻地层的热导率和热容量,注汽速率,标题和完成程度。井。相对于厚度,此参数的较高值提高了油中残留的热量比例。另一方面,蒸汽滴定度和注入流量的增加有利于在生产井中发生热喷发之前的热效率的增加,但是在提到的事件之后开始降低热效率。在文献中发现的经典模型中并未预料到这一点。

著录项

  • 作者

    Gurgel Antonio Robson;

  • 作者单位
  • 年度 2015
  • 总页数
  • 原文格式 PDF
  • 正文语种 por
  • 中图分类

相似文献

  • 外文文献
  • 中文文献
  • 专利

客服邮箱:kefu@zhangqiaokeyan.com

京公网安备:11010802029741号 ICP备案号:京ICP备15016152号-6 六维联合信息科技 (北京) 有限公司©版权所有
  • 客服微信

  • 服务号