首页> 外文OA文献 >Alfabetização no cárcere: novo modelo pedagógico aplicado aos reeducandos do Presídio de Igarassu Pernambuco, Brasil
【2h】

Alfabetização no cárcere: novo modelo pedagógico aplicado aos reeducandos do Presídio de Igarassu Pernambuco, Brasil

机译:监狱中的扫盲:对巴西伯南布哥州伊加拉苏监狱的受过教育的学生采用了一种新的教学模式

摘要

Na perspectiva de renovação dos métodos de aprendizagem, esta dissertação investiga um modelo de intervenção pedagógica com diferenciações no processo de construção do conhecimento e suas implicações na aprendizagem da alfabetização no meio prisional. Desconstruindo paradigmas da pedagogia tradicional, o programa de alfabetização carcerária MOVA-BRASIL, aplicado aos reeducandos do Presídio de Igarassu, apresenta prática pedagógica a partir das experiências prévias da turma e com interesse tanto na aprendizagem quanto na reintegração social desses apenados por meio da educação. Todo mecanismo de identificação das necessidades de aprendizagem dos alfabetizandos a partir da percepção de suas situações significativas, caracterizam o MOVA-BRASIL como modelo diferenciador de aprendizagem, inserindo-o num contexto de inovação pedagógica. Na potencialização desta prática pedagógica destaca-se a sucessiva relação desenvolvida entre educador e reeducandos como estímulo para a aprendizagem. Logo, a comunicação dialógica ganha espaço e importância numa turma que sofre dupla carência: exclusão social e educacional. O compartilhamento de conhecimentos e os relatos das necessidades, dúvidas e perspectivas da turma favorecem para a construção deste novo contexto de aprendizagem, em um ambiente repleto de restrições. Embora, os reeducandos descubram e conquistem, neste novo modelo de prática pedagógica, a liberdade a para suas ideias, pensamentos e expressões. Assim, este trabalho acende uma reflexão e evidencia a importância do papel da aprendizagem como mecanismos de libertação, emancipação e reintegração social.
机译:从更新学习方法的角度出发,本文研究了一种在知识建构过程中存在差异的教学干预模型及其对监狱环境中识字学习的启示。 MOVA-BRASIL监狱扫盲计划解构了传统的教学方法,应用于伊加拉苏监狱的再教育,它根据班级以前的经验介绍了教学实践,并且对学习和通过教育使这些囚犯重新融入社会感兴趣。通过识别识字学生的重要情况来识别其学习需求的每种机制,都将MOVA-BRASIL表征为一种差异化的学习模型,并将其插入到教学创新的环境中。在加强这种教学实践中,教育者与回教者之间形成的接连关系是对学习的一种刺激。因此,对话式交流在遭受双重剥夺的群体(社会和教育排斥)中获得了空间和重要性。在充满限制的环境中,知识的共享以及全班学生的需求,疑惑和观点的报告有助于这种新的学习环境的构建。尽管reeducandos在这种新的教学实践模式中发现并征服了他们的思想,思想和表达方式的自由。因此,这项工作引起了反思,并突出了学习作为解放,解放和重新融入社会机制的作用的重要性。

著录项

相似文献

  • 外文文献

客服邮箱:kefu@zhangqiaokeyan.com

京公网安备:11010802029741号 ICP备案号:京ICP备15016152号-6 六维联合信息科技 (北京) 有限公司©版权所有
  • 客服微信

  • 服务号