首页> 外文OA文献 >O Adoecimento Somático em Ferenczi, Groddeck e Winnicott: uma Nova Matriz Teórica
【2h】

O Adoecimento Somático em Ferenczi, Groddeck e Winnicott: uma Nova Matriz Teórica

机译:Ferenczi,Groddeck和Winnicott中的疾病:一种新的理论矩阵

代理获取
本网站仅为用户提供外文OA文献查询和代理获取服务,本网站没有原文。下单后我们将采用程序或人工为您竭诚获取高质量的原文,但由于OA文献来源多样且变更频繁,仍可能出现获取不到、文献不完整或与标题不符等情况,如果获取不到我们将提供退款服务。请知悉。

摘要

Resumo A matriz teórica proposta por Pierre Marty e outros analistas da Escola de Psicossomática de Paris (EPP) é, atualmente, o modelo hegemônico de abordagem do adoecimento somático em Psicanálise. Tal matriz está alicerçada na hipótese de que a doença orgânica estaria associada a uma insuficiência da capacidade de elaboração psíquica. Sándor Ferenczi, Georg Groddeck e Donald Winnicott formularam concepções sobre o adoecimento somático que não se coadunam com o modelo francês. O objetivo deste artigo é cotejar as contribuições desses autores a fim de demonstrar que elas revelam a existência de outra matriz de compreensão do adoecimento somático em Psicanálise. Foi realizado um estudo teórico-conceitual por meio da análise de alguns textos dos três autores que tratam direta ou indiretamente do adoecimento somático e das relações entre corpo e psique. A investigação evidenciou que os autores apresentam três principais pontos de convergência entre si: (1) uma concepção monista do indivíduo na qual corpo e psique são entendidos como expressões concomitantes de uma realidade integral; (2) a compreensão da psique não como uma máquina de descarregar excitações, mas como um movimento produtivo ininterrupto, que promove continuamente uma elaboração imaginativa do corpo; e (3) o entendimento de que o adoecimento é um fenômeno relacional, que só pode ser adequadamente compreendido à luz da história e do contexto atual do indivíduo. Esses três pontos constituem-se nos pilares de uma matriz teórica que, diferentemente da matriz francesa, enfatiza a complexidade do adoecimento somático e está alinhada com um modelo integral de cuidado em saúde.
机译:摘要在心身的巴黎学院(EPP)提出的皮埃尔·马蒂和其他分析师的理论矩阵目前的做法霸权模式,在精神的躯体疾病。这样的矩阵是基于有机疾病将与精神阐述的容量的不足相关联的假设。桑德·费伦斯齐,格奥尔格·格罗迪克和唐纳德·威尼科特制定了躯体疾病不适合法国模式的概念。本文的目标是科特迪瓦,以证明他们揭示的精神躯体疾病的理解另一个矩阵的存在,这些作者的贡献。的理论,概念研究通过三位作者谁直接或间接地处理从躯体疾病的一些文本和身体,心理之间的关系所进行的分析。调查证明,提交他们之间存在衔接的三个要点:(1)在身体和心灵被理解为一个完整的现实的同时表达了个人的一元论的概念; (2)心灵不是作为一个机器到放电激励,但作为一个不间断生产运动,它连续地促进身体的想象力阐述的理解;和(3)的理解,即疾病是关系现象,这只能得到充分理解在历史的光与所述个体的当前上下文。这三个点是理论上的矩阵,与法国不同的矩阵,强调躯体疾病的复杂性,并与医疗保健的完整模型排列的支柱。

著录项

相似文献

  • 外文文献
  • 中文文献
  • 专利
代理获取

客服邮箱:kefu@zhangqiaokeyan.com

京公网安备:11010802029741号 ICP备案号:京ICP备15016152号-6 六维联合信息科技 (北京) 有限公司©版权所有
  • 客服微信

  • 服务号