首页> 外文OA文献 >Análise da diversidade de comunidades microbianas na rizosfera de genótipos de sorgo contrastantes quanto à tolerância ao alumínio.
【2h】

Análise da diversidade de comunidades microbianas na rizosfera de genótipos de sorgo contrastantes quanto à tolerância ao alumínio.

机译:高粱基因型耐铝性根际微生物群落多样性分析。

摘要

A exsudação de ácidos orgânicos pelas raízes é um dos principais mecanismos de tolerância das plantas ao alumínio (Al) no solo. Como os ácidos orgânicos exsudados pelas raízes das plantas podem atuar diretamente na comunidade microbiana do solo, estimulando seu crescimento e modificando sua densidade, composição e atividade, esse efeito deve ser avaliado em detalhes, em genótipos que apresentem exsudação diferencial desses componentes cultivado em solos com altos níveis de Al. O objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto da alta saturação de Al no solo na diversidade da população microbiana na rizosfera de genótipos de sorgo contrastantes quanto à exsudação de ácidos orgânicos e à tolerância ao Al. A análise metabólica realizada a partir da técnica das placas de Biolog mostrou que a atividade microbiana varia de acordo com o genótipo e com a saturação de Al no solo. Na alta saturação de Al, o genótipo SC566 apresentou menor atividade metabólica em comparação com os demais genótipos. Já na média saturação, o genótipo ATF13 apresentou menor atividade a partir de 48 h, enquanto, na baixa saturação, os genótipos BR007 e ATF14 apresentaram menor atividade de utilização dos substratos que os demais durante o período de incubação das amostras. O genótipo SC566 é tolerante ao Al e apresenta altas taxas de exsudação de ácidos orgânicos em solos ácidos. No entanto, esta maior exsudação não acarretou aumento na diversidade das bactérias presentes na rizosfera nas condições de estudo. Portanto, não foi observada correlação entre os resultados de análise por Biolog e os genótipos avaliados ou o teor de Al no solo. Por outro lado, a análise do DGGE indicou que o índice de saturação de Al no solo foi o fator determinante da diferença na estrutura da população bacteriana total da rizosfera, e que a combinação das técnicas de Biolog e DGGE é importante na análise da diversidade microbiana, pois permite a avaliação de grupos bacterianos cultiváveis e não cultiváveis em meio de cultura.
机译:根系分泌有机酸是植物对土壤中铝(Al)的耐受性的主要机制之一。由于植物根部分泌的有机酸可以直接作用于土壤微生物群落,刺激其生长并改变其密度,组成和活性,因此,必须对基因型进行详细评估,以显示出这些组分在土壤中的不同渗出。这项工作的目的是评估土壤中高铝饱和度对高粱基因型在有机酸渗出和铝耐受性方面不同的根际微生物种群多样性的影响。 Biolog平板技术显示微生物活性根据基因型和土壤中的Al饱和度而变化。在高铝饱和度下,与其他基因型相比,SC566基因型显示出较少的代谢活性。在中等饱和度下,ATF13基因型在48小时后显示较少的活性,而在低饱和度下,BR007和ATF14基因型在样品温育期间显示的底物利用活性低于其他基因。 SC566基因型可以耐受Al,并且在酸性土壤中有机酸的渗出率很高。然而,在研究条件下,这种更大的渗出并没有增加根际中存在的细菌多样性。因此,在Biolog的分析结果与评估的基因型或土壤中的Al含量之间没有发现相关性。另一方面,DGGE分析表明,土壤中的Al饱和指数是根际总细菌种群结构差异的决定因素,Biolog和DGGE技术的结合对于分析微生物多样性很重要。 ,因为它可以评估培养基中细菌和不可培养细菌的种类。

著录项

相似文献

  • 外文文献
  • 中文文献
  • 专利

客服邮箱:kefu@zhangqiaokeyan.com

京公网安备:11010802029741号 ICP备案号:京ICP备15016152号-6 六维联合信息科技 (北京) 有限公司©版权所有
  • 客服微信

  • 服务号